Menu

Terremoto na cidade Tarauacá foi o segundo maior da história do Brasil, diz geofísico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O youtuber e geofísico Sérgio Sacani, que é mestre em Engenharia e Petróleo e doutor em geofísica, postou em seu canal Space Today no YouTube, um vídeo em que fala sobre o terremoto ocorrido em Tarauacá na noite desta terça-feira, 07, que alcançou 6,5 na escala Richter.


Baseado em informações do Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês), o geofísico explica que apesar de intenso, o terremoto teve seu ponto de impactou a 612.2 quilômetros de profundidade, razão pela qual poucas pessoas sentiram o tremor. Também não há relatos de prejuízos causados pelo incidente.

Publicidade

“O terremoto é muito grande, e por isso teve réplica. Normalmente terremotos muito grandes geram réplicas, ou seja, sismos mais fracos que acontecem depois. Este daí teve um sismo que aconteceu depois a 613 quilômetros de profundidade, sendo um terremoto de magnitude de 4.8 na escala Richter, às 22:53 (horário de Brasília)”, disse Sérgio.


“O maior terremoto registrado no Brasil aconteceu em 1955 no Mato Grosso, de 6.6 graus na escala Richter, que também não causou dano algum, como este do Acre”, ressaltou e explicou que são comuns os registros de atividades sísmicas na região do Juruá, pela proximidade de placas tectônicas que se chocam, mas em profundidade de aproximadamente 600 quilômetros.


Veja o vídeo:

video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido