Menu

No Acre, nove crianças morreram de síndrome respiratória em menos de dois meses

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A secretária de saúde do Estado, Paula Mariano, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, 8, no auditório do Pronto-Socorro de Rio Branco, para falar dos crescentes índices de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo os dados, somente nos últimos dois meses, 9 crianças – entre 2 meses e 4 anos – morreram vítimas do vírus “sincecial respiratória”.


De acordo com a gestora de saúde, o que chama atenção em relação ao vírus é a intensidade no agravamento dos sintomas das crianças. “Mês passado já tivemos 5 mortes por síndrome gripal grave. Já esse mês, foram 4 mortes, duas delas tinham comorbidade. Não é um vírus novo, estamos vendo agora as relações das crianças. Não é mutação de vírus, está relacionado ao tempo isolado em razão da pandemia e problema de imunidade”, declarou.

Publicidade

Em relação a morte de Theo Dantas – bebê que estava internado no Pronto-Socorro de Rio Branco desde segunda, 6, e aguardava ser transferido para o Hospital da Criança, Mariano contou que não faltou assistência do Poder Publico. “Em relação ao Théo, tinha medicação, havia especialista e equipamentos. A avaliação é a gravidade”, garantiu.


Paula explicou ainda que a gestão estadual solicitou o aumento de leitos no Hospital da Criança, em Rio Branco. “A gente já havia aumentado 10 leitos de semi intensiva no Hospital da Criança. Hoje o local conta com 48 leitos, sendo 9 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, comunicou.


A secretária de saúde admitiu a falta de alguns medicamentos, como por exemplo, a dipirona, porém, ela alega problemas na aquisição de insumos nos laboratórios. “Não há problemas com falta de UTI e sim com medicamentos”, avisou.


Sobre a possibilidade de uma nova greve dos médicos no Acre, Mariano disse que vai conversar com a categoria. “Não conversei com Guilherme, a greve nos preocupa, mas, irei ver os motivos pelos quais pode haver”, encerrou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido