Conecte-se agora

Audiência tem minuto de silêncio e testemunhos contra o feminicídio

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Acre promoveu nesta quarta-feira (8) audiência pública para debater o aumento do femicídio no Estado do Acre.

Várias ativistas, vítimas e familiares de vítimas, além de autoridades da área de proteção social, jurídica e de politicas de gênero estiveram apresentando informes acerca da questão. “Nossas conquistas sempre foi com muita luta”, disse Concita Maia, ativista pioneira na área.

Em certo momento, os presentes fizeram um minuto de silêncio em memória às vítimas do feminicídio no Acre.

O Acre é hoje um dos Estados com mais taxa de feminicídio do Brasil. Na pandemia, o problema cresceu e exige, segundo se propôs na audiência, medidas como mais investimentos financeiros no enfrentamento à violência doméstica, mais delegacias com atendimento exclusivo 24 horas, políticas de autonomia e maior presença do Estado na questão.

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Naluh Gouveia, fez duras críticas ao modelo político em vigor no País e se emocionou ao dar testemunho de sofrimento -e propôs medidas para acabar, por exemplo, com revitimização da mulher; educação e conscientização, entre outros.

A estudante do 5º período de Direito, Mariane Pedro, está sob medida protetiva há 90 dias após sofrer violência doméstica em 2022 e também deu seu testemunho. “Ele me puxou, jogou no chão e chutou, gritando. Eu gritei e os vizinhos apareceram e chamaram a polícia”, relatou.

Entre 2020 e 2021, o feminicídio cresceu 7,6% no Acre e em 2022 já são 6 casos, segundo a Comissão da Mulher Advogada da OAB do Acre, que apresentou números que ainda precisam ser atualizados. Os últimos dados mostram que, com taxa de 2,7 mortes, o Acre tem a maior proporção de feminicídio por grupo de 100 mil mulheres.

De acordo com a procuradora de justiça Patrícia Rêgo, do Ministério Público do Acre, a maioria dos casos não chega ao acompanhamento do Estado. “Creio que pelo menos cinco desses casos não chegaram ao Estado, as mulheres não tiveram medida protetiva”, disse Patrícia, observando que a omissão tem facilitado a agressão e as mortes.

A Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica entregou um pacote de de propostas de leis aos deputados criando fundo estadual dos direitos da mulher e o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, a ser comemorado no dia 13 de abril, quando uma vendedora chamada Sara foi morta pelo ex-companheiro -além de outras medidas legislativas que, segundo a ABMCJ, devem ser implementadas para defesa da mulher.

A presidente do Conselho Estadual da Mulher, Giovana Castelo, chegou a questionar: “onde nós falhamos para chegar ao ponto de ter feminicídio de menina de 14 anos?”. Castelo criticou a falta de referência no Governo do Acre, em cuja estrutura existia a Secretaria da Mulher mas atualmente possui apenas um departamento.

A secretária de Assistência Social, Ana Paula Lima, representou o Governo do Estado. Uma assessora apresentou as ações que o governo vem desenvolvendo, afirmando que as iniciativas estão presentes em todos os 22 municípios do Acre. Segundo a Secretaria de Assistência Social, 2.156 mulheres foram atendidas entre 2021 e 2022 com cursos, cestas básicas, assistência jurídica e muito mais.

Os números policiais apresentados pelo governo indicam tendência de queda nos boletins de ocorrência, que saíram de 3.989, em 2021, para 2.131, em 2022 até agora -o que demonstraria que as ações do Estado estão dando certo e a violência está caindo. Sobretudo, o orçamento da Secretaria de Assistência Social é de mais de R$17 milhões, contrariando o discurso de que não há recursos no serviço público.

A vereadora Michelle Melo exaltou as denúncias de assédio que resultaram no afastamento do então secretário de Sa…

Acre

A história de Vinícius, o menino que precisa de sua ajuda

Publicado

em

A história da semana do videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, é de superação. O vídeo mostra a luta do garoto Vinícius, de 11 anos, para ter uma vida relativamente saudável, mesmo tendo que conviver com uma Hidrocefalia severa.

A mãe do garoto, Edvania Fontenele, que para manter o tratamento do filho em dia, já vendeu parte dos bens, faz um apelo dramático por ajuda, tendo em vista que uma parte do tratamento do filho é feito no Paraná, e o deslocamento só pode ser feito via terrestre, por recomendação médica.

ASSISTA O VÍDEO:

video

Continuar lendo

Acre

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na BR-364

Publicado

em

Aldemir Lopes da Silva, de 34 anos, foi vítima de um acidente de trânsito e ficou gravemente ferido na noite deste sábado, 13, na BR-364, nas proximidades da Vila Liberdade, em Rio Branco.

De acordo com informações da Polícia, Aldemir trafegava em sua motocicleta na BR-364, quando colidiu contra um veículo não identificado. Com o impacto, Aldemir foi arremessado, bateu a cabeça e desmaiou.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e em seguida pediram apoio a ambulância 01 de suporte avançado. Aldemir foi estabilizado pelos socorrista e em seguida encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde gravíssimo. Segundo o Médico do SAMU, o paciente sofreu um traumatismo crânio encefálico gravíssimo, um corte na cabeça e ficou politraumatizado.

A área foi isolada pelos ePoliciais do Batalhão de Trânsito para os trabalhos de perícia. A moto foi removida por um guincho e encaminhada ao pátio do Departamento de Trânsito. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Acre

Acidente de trânsito deixa Motoboy com perna dilacerada

Publicado

em

Uma colisão entre uma caminhonete Hilux, de cor branca, e uma motocicleta modelo Honda Titan 150, de cor vermelha, placa NXS-7J48 deixou o Motoboy Érick Wendel Freitas da Silva, 30 anos, gravemente ferido na noite deste sábado, 13, na Estrada Dias Martins, nas proximidades do residencial Chácara Ipê, em Rio Branco.

De acordo com informações de populares que presenciaram o acidente, o Motoboy Érick trafegava na sua motocicleta modelo Honda Titan no sentido bairro-centro quando inesperamente colidiu na lateral da caminhonete Hilux que trafegava no sentido centro-bairro. Com o impacto, a perna esquerda de Érick foi esmagada e ficou dilacerada.

Segundo uma testemunha que não quis se identificar e presenciou o acidente, o motorista da caminhonete Hilux estava embriagado, não prestou socorro e fugiu entrando dentro do residencial Chácara Ipê.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e em seguida pediram apoio da ambulância de suporte avançado 01. O motoboy foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde grave.

Policiais Militares do Batalhão de Trânsito estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos do Perito em criminalística. Após a perícia a moto de Érick foi removida por amigos.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Acre

Flanelinha é ferido com golpe de faca no pescoço, na capital

Publicado

em

O Flanelinha Maicon Pereira dos Santos, de 33 anos, foi ferido com um golpe de faca em via pública na noite deste sábado, 13, na Travessa da Catedral, no Centro de Rio Branco.

De acordo com informações de populares, Maicon estava vigiando carros em um território de um outro flanelinha, quando iniciaram uma discussão, o agressor em posse de uma faca desferiu um golpe que atingiu o pescoço de Maicon e em seguida fugiu do local.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Maicon ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Policiais Militares estiveram no local, colheram as características do autor do crime e seguida fizeram patrulhamento na região para prendê-lo, mas não obtiveram êxito. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!