Menu

Pesquisar
Close this search box.

Crescimento do Brasil terá queda “drástica” em 2022, diz Banco Mundial

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Novas projeções apresentadas nesta terça-feira pelo Banco Mundial revelam que, entre as grandes economias emergentes do mundo, só a Rússia terá um desempenho pior que o do Brasil em 2022. Moscou vive a maior ofensiva de isolamento em décadas, por conta da guerra na Ucrânia.


“No Brasil, espera-se que o crescimento caia drasticamente para 1,5% em 2022, de 4,6% em 2021, e depois diminua ainda mais para apenas 0,8% em 2023”, constata o Banco Mundial.

Anúncios


“Após um início sólido em 2022, espera-se que o crescimento diminua ao longo do ano, devido ao aperto da renda real devido à inflação de dois dígitos, à paralisação do crescimento dos investimentos e ao aumento da incerteza da política interna”, destaca a instituição.


Em comparação às projeções feitas no início do ano, há um leve aumento para o Brasil, de 0,1 pontos percentuais. Mas muito distante de compensar pela desaceleração. Os dados se contrastam com a imagem que o Brasil tenta passar ao exterior. Nesta semana, na Organização Internacional do Trabalho, o ministro José Carlos Oliveira chegou a falar em “recuperação” e adotou um tom ufanista.


No mundo, o Banco Mundial prevê um crescimento de apenas 2,9%, 1,2 pontos percentuais abaixo do que era previsto em janeiro. A inflação e a guerra na Ucrânia obrigaram os economistas a reverem suas estimativas, com as economias da Europa com uma forte revisão para baixo.


Na América Latina, o crescimento será de 2,5% no ano e apenas Haiti e Paraguai terão uma expansão inferior às taxas brasileiras. O informe não publica números da Venezuela, por falta de dados confiáveis.


Os índices mostram que, entre as grandes economias, as projeções são as seguintes para o crescimento em 2022:


Índia 7,5%


Arábia Saudita 7%


Egito 6,1%


Indonésia 5,1%


Argentina 4,5%


China 4,3%


Paquistão 4,3%


Nigéria 3,6%

Anúncios


Tailândia 2,9%


EUA 2,6%


UE 2,4%


Turquia 2,3%


África do Sul 2,1%


Japão 1,7%


México 1,7%


Brasil 1,5%


Rússia -8,9%


De acordo com o Banco Mundial, “programas recentemente anunciados para permitir retiradas extraordinárias dos fundos de seguro-desemprego, acelerar os pagamentos da seguridade social e estender os empréstimos concessionais oferecerão algum alívio às famílias, mas possivelmente à custa de uma inflação ainda maior”.


As projeções não serão melhores para o próximo ano. “Em 2023, espera-se que o fraco impulso e os efeitos contínuos de uma política monetária mais restritiva sobre o investimento e a atividade limitem o crescimento”, alerta.


Só em 2024 é que o PIB brasileiro voltaria a crescer a uma taxa de 2%.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido