Menu

Apenas 19,20% das crianças do Acre foram imunizadas contra o sarampo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Campanha Nacional de Imunização contra o Sarampo começou no mês de maio e a meta é vacinar pouco mais de 70 mil pessoas, entre servidores de saúde e crianças. Até o final do referido mês, o percentual de crianças vacinadas era de apenas 19,20% em todo o Acre. A informação foi dada pelo portal do governo do estado com a intenção de reforçar a importância da vacinação. No Acre, há apenas um caso suspeito notificado no município de Assis Brasil.


O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), aguarda o resultado de uma segunda amostra enviada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para se certificar da doença, todavia reforça a importância de vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Publicidade

“Um dos motivos para a volta dessa e de outras doenças é a baixa cobertura vacinal. A vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, é um dos principais imunizantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde dos municípios. A doença afeta principalmente crianças, portanto, é preciso vacinar”, destacou Gabriel Mesquita, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde do Acre.


O sarampo é uma doença infecciosa aguda, muito contagiosa e grave. Entre os sintomas estão febre acompanhada de tosse, secreção intensa, nariz escorrendo ou entupido, manchas vermelhas pelo corpo e irritação nos olhos. Sua transmissão ocorre de forma direta, por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar próximo às pessoas sem imunidade contra a doença.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido