Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais de 900 pessoas em situação de rua são atendidas em ação do Projeto Cidadão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal de Justiça do Acre promoveu nos dias 2 e 3 de junho, em Rio Branco, o programa Acolher Para Transformar, voltado ao atendimento de pessoas em situação de rua. Mais de 900 pessoas foram atendidas durante a ação.


A iniciativa faz parte do Projeto Cidadão e realizou a emissão de documentos, com 2ª vias, serviços de saúde, orientação jurídica e trabalhista.

Anúncios


Também foi feito audiências com a equipe da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco (Vepma), disponibilizado o acesso a benefícios e programas sociais, promoção de cortes de cabelo e a oficialização da união de dois casais, no encerramento das atividades.


Esta foi a primeira vez que o Projeto Cidadão, nos seus 27 anos de existência, levou os serviços para este público, graças a captação de recursos junto a Central Integrada de Alternativas Penais do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Ciap/Iapen).



“O programa também é missão da Justiça, que cumpre com suas obrigações jurisdicionais e avança se envolvendo diretamente na solução dos anseios e demandas sociais”, disse a desembargadora Waldirene Cordeiro, presidente do TJAC.


A realização fez parceria com diversos órgãos públicos do Estado, da prefeitura de Rio Branco, a Polícia Civil e Militar, Energisa, Senac, Detran, Sesc e as faculdades Uninorte e Unama.



A servidora da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), Luciana Souza, ressaltou que é preciso voltar o olhar e agir para compreender e acolher as pessoas que vivenciam inúmeras vulnerabilidade e estão nas ruas.


“É uma forma deles sentirem o pertencimento à sociedade, de ter as portas abertas para seus direitos. Ter um documento, atendimento em saúde. É importante que se sintam pertencentes à sociedade”, comentou Souza.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido