Categories: Juruá Notícias

Programa Saúde Itinerante Especializado realiza mutirão de atendimento em Rodrigues Alves

Por
Sandra Assunção

O Programa Saúde Itinerante Especializado, do governo do Estado, já realizou 8 mil atendimentos em 2022. A equipe está atuando agora em Rodrigues Alves, desde a sexta-feira, 3, e ficará no município até este sábado, 4, com meta de atender 400 pacientes e realizar 600 procedimentos.


Em sua 7ª edição, o programa oferta consultas ginecológicas, pediatras e ortopédicas, elastografia para pacientes hepatopatas, exames de imagem, de apoio diagnóstico, de endoscopia digestiva alta, laboratoriais, além de atendimentos de enfermagem, odontológicos, serviços sociais, regulação ambulatorial e entrega de medicamentos.


Catiana Rodrigues, coordenadora regional da Sesacre, destacou a eficácia da iniciativa, que vem diminuindo as filas de espera por especialistas.



“Nesta etapa, o Saúde Itinerante contempla as demandas do Complexo Estadual Regulador, o que representa um avanço à saúde local”, enfatizou.


Maria Raimunda Oliveira buscou atendimento pediátrico para a filha Aila Negreiros, de seis meses na ação, e destacou que desde os primeiros meses de vida, sua filha sofre com dores nos ouvidos. “Quando soube desses atendimentos eu vim logo e estou agradecida pelo atendimento”, comemorou.


O aposentado Francisco dos Santos realizou ultrassonografia de próstata no mutirão. O autônomo conta que esperou três anos por esta assistência médica. “Cheguei e fui logo atendido. Foi rápido e muito boa a assistência aqui”, relatou.



O secretário municipal de Saúde de Rodrigues Alves, Aluíldo José da Silva, agradeceu pela parceria do governo do Estado que garante acesso da população do município a especialistas de que a cidade não dispõe.


“Pela dificuldade que os nossos usuários enfrentam para ter acesso aos atendimentos especializados, só temos que agradecer ao Estado, pois é um trabalho que tem gerado bons frutos”, concluiu.



Números

Durante os meses de abril e maio deste ano, foram oferecidas 1.769 consultas médicas, 2.398 terapias individuais e em grupos, 832 exames de apoio diagnóstico, 317 exames laboratoriais e outros.


O programa também realizou 1.362 consultas reguladas, aplicou 465 doses de vacinas, entre elas da covid-19, disponibilizou 92 testes rápidos para HIV, Sífilis e para as Hepatites B e C e beneficiou 214 acreanos com serviços odontológicos gratuitos.


Share
Por
Sandra Assunção

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Moraes tira sigilo e envia à PGR relatório da PF que indiciou Bolsonaro

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou, nesta terça-feira (26), o…

26/11/2024
  • Destaque 2

Tebet diz que portas do ministério estão abertas ao Acre

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentou na segunda-feira (25) o Relatório 2024…

26/11/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

DPE/AC divulga lista de inscritos para vaga de assessor jurídico

A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) divulgou nesta terça-feira, 26, a lista preliminar de inscritos…

26/11/2024
  • Nacional
  • Notícias

PF: acusados de tentativa de golpe atuaram em seis núcleos criminosos

A Polícia Federal (PF) concluiu que os indiciados no inquérito que apura a tentativa de…

26/11/2024
  • Nacional
  • Notícias

Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo

O grupo francês de varejo Carrefour pediu desculpas aos produtores de carnes brasileiros depois que…

26/11/2024
  • Destaque 1

Acampados na Aleac ficam sem assistência devido impasse entre Estado e Prefeitura

O drama das famílias que se instalaram no hall da entrada da Assembleia Legislativa do…

26/11/2024