Categories: Cotidiano Notícias

Projeto Pacificar, da Polícia Civil, já realizou mais de 300 mediações de conflitos em 2022

Published by
Raimari Cardoso

A Coordenadoria de Segurança Comunitária e Pacificação Social (Pacificar) realizou nesta quinta-feira (2) mais um mutirão de conciliação, na 1ª Regional de Polícia Civil do Acre, em Rio Branco, quando mais de 50 pessoas foram atendidas em processos de mediação de conflitos.


Implementado em 2015, o Projeto Pacificar é coordenado diretamente pela Polícia Civil desde 2019. A ação tem cunho totalmente social e é de caráter extrajudicial, atuando com o objetivo de desafogar o número de casos de menor potencial ofensivo.


Entre os anos de 2015 e 2021, o Projeto Pacificar realizou 4.286 atendimentos, dos quais 3.234 resultaram em acordo, um percentual de 75,40%. Em 2022, já foram realizados mais de 300 acordos com mediação de conflitos, evitando demandas judiciais.


A delegada da Polícia Civil do Acre e atual coordenadora do Projeto Pacificar, Carla Ívane de Britto, enfatiza que a ação dá celeridade aos processos que se encontram eventualmente parados nas delegacias.


“Esta ação do Pacificar tem como fator principal desafogar o judiciário, evitando conflitos que geram demanda judicial, prestando orientação jurídica e mediando conflitos que possam gerar processos e que, na maioria das vezes, podem ser resolvidos por meio do diálogo”, explicou.


O Pacificar é uma política institucional que tem como objetivo principal ajudar os cidadãos que buscam a ajuda da Polícia Civil para mediar uma solução dos seus conflitos, pregando o amor, o perdão, a conciliação, a tolerância, a paz social e familiar.


O diretor-geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel, destacou a importância do trabalho que Polícia Civil vem realizando na mediação de conflitos.


“É uma ferramenta de prevenção à criminalidade. Casos simples estão sendo resolvidos com diálogo e adotamos essa prática de forma permanente para evitar que esses conflitos venham contribuir para o aumento nos índices de violência no estado”, destacou.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Dólar fecha abaixo de R$ 5,10 pela primeira vez em três semanas

Impulsionado pelo alívio global, o mercado financeiro teve um dia de forte recuperação. O dólar…

03/05/2024

Casas sofrem 2ª punição por Prova de Resistência de A Grande Conquista

Michael e Fellipe Villas continuaram na disputa pelo carro 0 km e as Casas Verde…

03/05/2024

Gladson Cameli anuncia obras de revitalização do Teatrão em Rio Branco

Após várias polêmicas em torno do assunto, o governador do estado, Gladson Cameli, usou as…

03/05/2024

Governo coloca CBMAC à disposição do governo do Rio Grande do Sul

A tragédia no Rio Grande do Sul já é considerada a pior da história. As…

03/05/2024

Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (3), o marco legal para…

03/05/2024

Reunião no Progressistas define aliança com PL e chapa Bocalom e Alysson está definida

A Executiva Municipal do Progressistas se reuniu a portas fechadas na sede do partido, nesta…

03/05/2024