Categories: Cotidiano Notícias

MP prorroga inquérito para investigar irregularidades na oficina ortopédica do Acre

Por
Saimo Martins

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu prorrogar uma investigação para apurar supostas denúncias de irregularidades na Oficina Ortopédica da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). O despacho foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta quinta-feira, 2.


A promotora de justiça, Vanessa de Macedo Muniz, destacou em seu despacho que o presente procedimento foi instaurado com a finalidade de apurar possível violação aos direitos de pessoas idosas e pessoas com deficiência, tendo em vista que a Oficina de Órteses e Próteses do Estado do Acre não vinha funcionamento corretamente.


Na época dos fatos, a promotoria requisitou à gerência da oficina ortopédica que encaminhasse a esta Especializada relação completa de todas as pessoas com deficiência neste Estado do Acre, que solicitaram e ainda estão aguardando receber cadeiras de rodas, órteses, próteses e outros equipamentos ou dispositivos que lhes permitam minimizar ou superar as barreiras impostas pela deficiência física.


Em resposta, a Oficina Ortopédica do Estado do Acre encaminhou resposta à requisição ministerial supracitada, informando a relação completa dos pacientes cadastrados naquela unidade, que não realizam listas e/ou relações dos setores de órtese e prótese, apenas o cadastro geral, bem como que os pedidos de equipamentos solicitados pelos pacientes possuem validade somente de um ano, devendo haver renovação.


Entretanto, o órgão controlador decidido apurar o andamento para a entrega dos equipamentos aos portadores de necessidades especiais – contudo, a presente investigação encontra-se com seu prazo de conclusão exaurido. “Considerando o disposto no art. 9º, caput, do ato PGJ/AC nº 010/2008 e no art. 9º, caput, da Resolução nº 23 do CNMP, prorrogo por mais um ano o prazo para a conclusão deste inquérito civil, justificando tal dilação em razão da necessidade de se realizar diligências, para posterior adoção das medidas cabíveis”, diz trecho do procedimento.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Blog do Crica
  • Editorial

Lição de Democracia

Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…

25/11/2024
  • Destaque 2

Hemorroida: doença é frequente no Acre e tabus atrapalham tratamento

O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…

25/11/2024
  • Juruá

Chuvas se intensificam em Cruzeiro do Sul, mas Rio Juruá segue em baixa

Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…

25/11/2024
  • Acre

Morre o professor Constantino Sarkis, aos 90 anos, em Rio Branco

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…

25/11/2024
  • Destaque 1

Colônia dos Pescadores é entregue revitalizada e beneficiará mais de mil pescadores do Acre

O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…

25/11/2024
  • Acre

Briga por ciúmes deixa duas mulheres esfaqueadas em Rio Branco

As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…

25/11/2024