Menu

Entrega de declaração do IR supera expectativa e é 8,7% maior em 2022 no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Receita Federal do Acre recebeu 94.293 declarações do Imposto de Renda em 2022, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (1). O número é 8,7% maior que o esperado, de 86.764 declarações.


De acordo com o Superintendente da Receita Federal na 2ª Região Fiscal, Severino Cavalcante de Souza, grande parte desse quadro se deve às facilidades que existem hoje para as pessoas fazerem o procedimento, como o uso dos aplicativos para tablets e smartphones, a declaração pré-preenchida; além da prorrogação do prazo, que terminou na terça-feira (31).

Publicidade

Na 2ª Região Fiscal, que é composta pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, 1.692.212 contribuintes cumpriram a obrigação Federal.


“A partir de agora quem estava obrigado a entregar a declaração e não o fez até o fim do prazo estará sujeito a multa”, lembra a Receita. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O mínimo da multa é de R$ 165,74.


A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido