Conecte-se agora

Ministério Público do Acre pede providências por falta de viaturas no IAPEN

Publicado

em

A falta de viaturas do setor de monitoramento eletrônico tem comprometido o trabalho realizado pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN). Os trabalhos como colocação da tornozeleira eletrônica nos reeducandos, situação de violação nos casos de medida protetiva da Lei Maria da Penha, conhecido como botão do pânico, recolhimento de equipamentos retirados pelos reeducandos estão comprometidos porque as duas viaturas que servem ao setor estão quebradas, inviabilizando o trabalho dos policiais penais.

Por conta do problema, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) enviou comunicado ao IAPEN para que a situação seja resolvida o mais breve possível, sob pena de serem tomadas outras medidas legais cabíveis.

“Sem essas viaturas, o trabalho está inviabilizado. Tem reeducandos que cortam a tornozeleira e jogam no meio da rua. A média é de 5 a 6 por dia. Os policiais penais precisam ir até o local recolher o equipamento, já que é recurso público. Outra coisa que nos preocupa são as mulheres que tem medida protetiva que possuem esse instrumento que o botão do pânico que é quando o agressor se aproxima e pode até matá-la. Ou seja, um prejuízo para a sociedade”, afirma o promotor de justiça Tales Tranin, da 14ª Promotoria de Justiça Criminal.

Cotidiano

Morre o radialista e professor Deusdeth Costa, em Rio Branco

Publicado

em

O município de Sena Madureira amanheceu de luto com a morte na madrugada desta quarta-feira, 17, do professor e um dos mais antigos radialistas de Sena Madureira, Deusdeth Menezes da Costa.

Aos 71 anos, o professor aposentado morreu vítima de insuficiência renal no Pronto-Socorro de Rio Branco e deixa a esposa, Nazaré Guedes, com quem era casado há quase 50 anos, e três filhos.

Deusdeth também era membro da Loja Maçônica do Acre.

Uma das filhas informou nas redes sociais que o velório será no Morada da Paz, a partir de 10h, e o sepultamento ainda nesta quarta-feira.

Continuar lendo

Cotidiano

Brasiléia abre campanha de vacinação antirrábica após caso de raiva humana em Cobija

Publicado

em

A saúde municipal de Brasiléia deu início nesta terça-feira (16) à campanha de vacinação antirrábica após a confirmação de um caso de raiva humana, em Cobija, departamento de Pando, Bolívia. O paciente, que não tem antecedentes de mordedura de cão ou gato, segundo o que foi divulgado até agora, está em coma.

O caso foi diagnosticado no último dia 11 de agosto, com confirmação por laboratório. A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio Secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia, emitiu um comunicado de risco epidemiológico na região de fronteira.

O Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesacre diz que em caso de suspeita de raiva, é preciso fazer a comunicação para acompanhamento e análise. Em caso de confirmação de infecção, a pessoa deve ir a uma unidade de saúde o mais rápido possível para o primeiro atendimento.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Sintomas

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta:

– mal-estar geral;

– pequeno aumento de temperatura;

– anorexia;

– cefaleia;

– náuseas;

– dor de garganta;

– entorpecimento;

– irritabilidade;

– inquietude;

– sensação de angústia.

Podem ainda ocorrer linfoadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

Continuar lendo

Cotidiano

Sine do Acre oferta 75 vagas de emprego nesta quarta-feira em Rio Branco

Publicado

em

O Sistema Nacional de Empregos do Acre (Sine), está disponibilizando 75 vagas de emprego para várias áreas em Rio Branco, nesta quarta-feira, 17.

As oportunidades de trabalho são rotativas, ou seja, são divulgadas para o dia, podendo ou não estar mais disponíveis para a data seguinte. O atendimento está sendo feito exclusivamente via telefone, mas presencialmente continua sendo na Organização em Centros de Atendimento (OCA).

Para se candidatar, é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado. Aqueles que precisam fazer o registro na instituição, devem ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão poderá verificar se a vaga ainda está disponível através dos telefones (68) 3224-5094 (68) 3224-1519, (68) 3223-6502 ou (68) 0800 647 8182.

Continuar lendo

Cotidiano

Previsão aponta tempo quente e ventilado com chances de chuvas pontuais nesta quarta

Publicado

em

O tempo quente, com sol e nuvens, predomina no Acre nesta quarta-feira, 17, mas pode chover em alguns pontos. Os termômetros marcam a máxima de 35°C na maioria dos municípios.

Em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia nublado tem probabilidade de chuvas rápidas e pontuais, com ventos que sopram entre fracos e calmos. O mesmo ocorrerá em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.