Categories: Destaque 6 Notícias Política

Que ele tenha o direito de defesa que não tive, diz Lula sobre Moro réu

Published by
Da redação ac24horas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (24) esperar que o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) tenha o “direito de defesa e a presunção de inocência” que ele, Lula, disse não ter tido em seu julgamento conduzido pelo ex-juiz. Moro se tornou réu por suspeitas de ilegalidades na Lava Jato numa ação movida pelo PT. Procurado pela CNN, o ex-juiz da Lava Jato disse hoje que o “ex-presidente Lula tentou monopolizar a atenção do STF desde o que o PT passou a ser alvo de denúncias e inquéritos de corrupção”.


Para o ex-juiz da Lava Jato, “o problema de Lula e do PT é que acham que a Justiça só é isenta quando pune seus adversários, não a companheirada. Se acham acima da lei”.


As declarações de Lula foram feitas em entrevista à rádio Mais Brasil News. Em sua fala, Lula voltou a atacar a cobertura da imprensa sobre as investigações realizadas pela operação.


“Eu quero que, se ele [Moro] tiver que ser julgado, que tenha o direito de defesa, que possa se defender, sabe. Que a imprensa possa ser honesta ao divulgar as coisas contra ou a favor a ele e não com a parcialidade que transmitiram coisa contra mim”, disse o ex-presidente.


Ao criticar a imprensa, o petista afirmou ser um “democrata”. “É muito difícil você sobreviver com 59 capas de revistas te chamando de ladrão. É muito difícil você sobreviver com 680 primeiras páginas de jornais falando que você cometeu corrupção”, afirmou.


Em relação a Moro, Lula disse desejar que ele tenha um julgamento “decente, digno e respeitoso”, mas atacou o ex-juiz pelas consequências econômicas da operação.


“Eu, pessoalmente, acho que o Moro cometeu um crime contra este país. Os prejuízos que este país teve com o Carnaval que o Moro protocolou neste país é muito grande”, afirmou.


À CNN, Moro criticou as falas do ex-presidente. “Lula foi julgado em 3 instâncias diferentes, passou pelo crivo de 9 juízes, deve ter gasto uma fortuna com advogados e insiste com sua narrativa fajuta de que não teve seu direito de defesa preservado. Na verdade, o Brasil e os brasileiros que foram as verdadeiras vítimas dos inúmeros escândalos de corrupção denunciados durante os 13 anos de governo do PT, a começar pelo mensalão e depois pelo petrolão”, afirmou o ex-juiz.


Entenda a ação contra Moro

O ex-juiz responde a uma ação popular protocolada em 27 de abril na Justiça Federal do Distrito Federal por deputados da bancada do PT no Congresso e advogados do grupo Prerrogativas.


Eles pedem reparação por supostas ilegalidades durante a Lava Jato e que sejam declarados os eventuais danos resultantes dessas ações do ex-juiz ao interesse público, ao erário de diversos entes da administração pública e à “integridade de agentes econômicos”.


Em nota à CNN, o ex-juiz respondeu que a “ação popular proposta por membros do PT contra mim é risível”.


“Assim que citado, me defenderei. A decisão do juiz de citar-me não envolve qualquer juízo de valor sobre a ação. Todo mundo sabe que o que prejudica a economia é a corrupção e não o combate a ela. A inversão de valores é completa: Em 2022, o PT quer, como disse Geraldo Alckmin, não só voltar à cena do crime, mas também culpar aqueles que se opuseram aos esquemas de corrupção da era petista”, disse o ex-juiz.


(Publicado por Estêvão Bertoni, com informações de Álvaro Gadelha e Laura Slobodeicov, da CNN, em São Paulo)


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024