Conecte-se agora

Nenê Junqueira foi multado por dirigir embriagado carro da SEPA

Publicado

em

O ex-secretário Nenê Junqueira, da pasta de Produção e Agronegócio (SEPA), foi flagrado numa caminhonete da secretaria no trevo de Senador Guiomard, na Rodovia AC-40, quando retornava de uma viagem à Xapuri no final da tarde do último dia 16 de abril, cinco dias antes de ser exonerado do cargo.

De acordo com o auto de infração, o próprio Nenê, que se chama José Aristides Junqueira Franco Júnior, dirigia a caminhonete pertencente à SEPA de placas QWN0C23. Ao ser parado, o ex-secretário apresentava sinais de embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Por isso, foi multado por dirigir sob influência de álcool e a caminhonete só foi liberada com a chegada de uma outra pessoa habilitada. O valor da multa, sem os descontos, se aproxima dos R$ 3 mil. A infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro e custou 7 pontos na CNH de Nenê Junqueira.

A reportagem falou com Nenê Junqueira que confirmou que se recusou a fazer o bafômetro e afirma que já recorreu da multa. “Estou recorrendo dessa multa, eu me recusei a fazer o bafômetro e na multa consta que foi álcool zero, por isso estou recorrendo. As duas são infrações distintas”, disse Junqueira, sem negar que estava dirigindo sob efeito de álcool.

Junqueira foi uma indicação do senador Márcio Bittar (MDB) para ocupar a SEPA, mas recentemente foi substituído pelo médico veterinário Edivan Maciel. Desde da exoneração, Junqueira tem adotado uma postura de defender Bittar nas redes sociais e de vez ou outra alfinetar a gestão do governador Gladson Cameli, evidenciando ainda mais o racha dos dois grupos.

Notícias

Professor de Engenharia Mecânica dá dicas para economizar combustível

Manutenção do veículo evita consumo exagerado; confira 

Publicado

em

Nos últimos meses, o preço do diesel e da gasolina tem pesado no bolso dos brasileiros. Atualmente, o valor dos combustíveis já passa dos R$ 8 em boa parte dos estados do país, conforme apontou boletim da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado na última sexta-feira. Para evitar gastos maiores no dia a dia, os motoristas buscam diferentes técnicas, muitas delas não têm efeito de fato, como deixar o carro em ponto morto.

Conforme explica o engenheiro e professor do departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade Unime José Augusto Junior, além de comprometer a segurança dos ocupantes do automóvel, isso não gera economia. “O ponto morto não gera nenhuma redução no consumo de combustível. A prática, além de não contribuir para o bolso, pode acarretar outros problemas. O carro fica mais instável e inseguro, pois tal ação não irá permitir a utilização do freio motor”.

Um dos caminhos para evitar que o veículo consuma combustível além do desejado é cuidar da saúde do automóvel por meio das revisões periódicas. “Checar sempre as velas, filtro, alinhamento e calibragem dos pneus e abastecer em postos de confiança ajudam na economia de gasolina”, aconselha o professor. 

Durante a viagem, José Augusto indica que a troca de marcha no tempo correto é um dos pontos a serem observados para o bom funcionamento do veículo. “Ao usar o câmbio não há necessidade de ‘esticar’ a marcha. No manual do carro existe uma tabela que informa a velocidade adequada para a utilização de cada marcha”, conta.

O professor destaca, ainda, outros pontos para você economizar combustível.

Confira abaixo:

Dirija de forma prudente: dirigir o carro como se você estivesse num filme de corrida aumenta muito o consumo de combustível, além de ser perigoso para todos à sua volta. Por isso, evite ultrapassagens perigosas, acelere sempre de maneira suave e progressiva conforme o veículo aumenta a velocidade.

Ar-condicionado só quando necessário: quanto mais tempo com o ar-condicionado ligado, mais combustível será gasto, em torno de 10% a mais que o normal. 

Calibre os pneus regularmente: os pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível.

Confira regularmente a geometria da suspenção do seu veículo: outro aspecto que envolve pneus e rodas, e que pode ajudar a diminuir ou elevar o consumo de combustível, é a geometria das rodas fora dos valores de referência recomendados. Rodas desalinhadas provocam um aumento excessivo do atrito entre os pneus e a pista de rolamento, o que demanda maior energia durante o deslocamento, uma dificuldade maior para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam. Isso diminui a vida útil dos pneus, aumenta o risco de acidentes e o consumo de combustível.

Evite acessórios desnecessários: eles podem aumentar seu consumo com combustível. Esses acessórios que alteram as características originais do veículo provocam mais resistência contra o ar, prejudicando a aerodinâmica e aumentando o consumo final.

Combustível de qualidade: sempre abasteça em postos de confiança e caso note diferença de desempenho ou trepidações excessivas em marcha lenta logo após abastecer seu veículo leve-o imediatamente ao seu mecânico de confiança e o informe do ocorrido.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Acre

Influenciadoras do Acre participam do São João da Thay, no Maranhão

Publicado

em

O São João da Thay, evento que reúne várias celebridades, com shows de artistas nacionais como Alcione, Juliette, Glória Groove e Zé Felipe, acontece nesta terça-feira, 28, no Multicenter Sebrae, em São Luís no Maranhão.

As Influenciadoras digitais Gleice Damaceno, Jéssica Ingrede, Juh Vellegas, Maxine Silva, Iasmyne Sampaio, Emilly Aguiar e Rebeca Aguiar representam o Acre, nesta badalada celebração que também é aliada a causas sociais, com a ajuda ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Participando pela pela terceira vez da festividade, Jéssica Ingrede revelou na última semana que foi convidada exclusivamente para a atração. Nesta segunda, está junto com as outras influencers acreanas em um jantar de apresentação do evento junino.

“Pronta para o jantar do São João da Thay, tudo muito lindo e estou muito feliz em poder compartilhar com vocês este momento”, disse em seu Instagram.

Juh Vellegas chegou no domingo na cidade maranhense, junto com Emilly Aguiar e Maxine Silva. “Não estou ACREditando, cheguei São Luís”, destacou.

A atriz e vencedora do Big Brother Brasil 2018, Gleice Damaceno, também já está no aguardo da festa que é bastante conhecida em todo país. “Que comece este evento que eu amo participar”, declarou.

A quarta edição do tradicional São João da Thay, realizada pela atriz e blogueira Thaynara OG, este ano acontecerá em formato presencial, após o período de pandemia.

Continuar lendo

Cotidiano

TJAC é iluminado com cores do arco-íris em homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+

Publicado

em

A sede administrativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) está iluminada com as cores do arco-íris em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado em junho.

A ação busca integrar a mensagem de respeito e tolerância aos valores essenciais para a convivência humana e reafirmar a importância de garantir direitos e respeitar a diversidade.

Segundo a desembargadora Waldirene Cordeiro, desde 2019 o Supremo Tribunal Federal determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passe a ser considerada crime.

“O combate à homofobia, discursos de ódio e violência é o caminho para construir uma sociedade livre de preconceitos e igualitária”, destacou.

A sensibilização também conta com o apoio do Comitê da Diversidade, presidido pela desembargadora Regina Ferrari.

“É preciso realizar ações afirmativas em defesa de direitos e de grupos excluídos, marginalizados e por muitas vezes violentados, como é o caso das pessoas LGBTQIAP+. Amar e o amor tem que ser universalizado”, disse.

Continuar lendo

Cotidiano

Diretor da Globo afirmou que acreano é burro, revela criador do Porta dos Fundos

Publicado

em

O diretor e ator Antônio Tabet é um dos criadores do Porta dos Fundos, um dos canais de humor mais famosos no Brasil. Ele trabalhou na Globo e citou os acreanos em uma entrevista no Podcast Podpah, um dos principais do país na atualidade, na última semana.

Ao comentar sobre o mundo da comunicação na atualidade e o desenvolvimento da tecnologia como ferramenta de informação e entretenimento, Tabet disse que ouviu de um diretor de televisão, sem citar o nome, que conteúdo de televisão aberta para fazer sucesso tem que ser criado para pessoas ignorantes e teria citado os acreanos como exemplo.

“Teve um diretor que falou pra mim uma vez que conteúdo para fazer sucesso na Globo, na TV aberta, tem que ser feito para duas pessoas, isso nas palavras deles, para a mãe do Romário e para o cara do Acre. Na cabeça dele, essas figuras são pessoas ignorantes, sem educação. O que esse diretor não entende é que a mãe do Romário e o cara do Acre, essas duas entidades que ele criou com muito preconceito, se duvidar são bem mais inteligentes e bem informadas que ele porque essa pessoa tem um celular na mão, com acesso à internet”, disse Tabet.

Assista o vídeo:

video

 

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!