Conecte-se agora

Evento discute Indicação Geográfica da farinha de Cruzeiro do Sul e açaí de Feijó

Publicado

em

Fortalecer o protagonismo dos atores e da cadeia produtiva de alimentos regionais com a Indicação Geográfica (IG) e com potencial de registro de origem, como é o caso da farinha de mandioca e do açaí. Esse é o objetivo principal do workshop “Indicações Geográficas do Acre”, que será realizado no dia 19 de maio, próxima quinta-feira, das 8 às 18 horas, no auditório do Sebrae, em Rio Branco. Os interessados podem se inscrever no site www.even3.com.br/igacre. O evento é uma parceria entre a Embrapa Acre e o Sebrae Arcre e conta com apoio de instituições ligadas à agropecuária e agroindústrias do estado.

A farinha de Cruzeiro do Sul foi o primeiro produto derivado da mandioca a obter a Indicação Geográfica no Brasil, em 2017. Concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o reconhecimento permitiu delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços da Regional do Juruá. O registro com concessão do selo contempla produtores rurais de cinco municípios: Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Valter, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul. Estima-se que 5 mil famílias estão diretamente envolvidas na fabricação artesanal da farinha de mandioca na região, principal centro distribuidor do produto no Acre.

Segundo a analista de projetos do Sebrae Acre, Murielly Nóbrega, a intenção é reunir produtores rurais, gestores e técnicos para conhecerem e debaterem o processo de reestruturação da Indicação Geográfica Cruzeiro do Sul e as ações de organização para a concessão da Indicação Geográfica Feijó para o açaí. “O evento é mais uma ação que busca consolidar e valorizar os produtos da sociobiodiversidade do nosso estado”, destaca.

O processo de reconhecimento da Indicação Geográfica Cruzeiro do Sul durou 10 anos e contou com a parceria de diversas instituições. Desde então, várias estratégias foram planejadas e estão sendo colocadas em prática para que o produto mantenha sua qualidade e acessar novos mercados. As ações compreendem pesquisas, capacitações em Boas Práticas de Fabricação e apoio na gestão, sistema de controle e proteção da Indicação Geográfica para a farinha de mandioca.

“É importante construirmos fóruns de debate com foco nos produtos tradicionais da nossa região para fortalecer o agronegócio acreano. A exemplo da farinha, temos diversos outros produtos do Estado que podem ter esse mesmo destaque e valorização dentro de um território. Com isso, podemos contribuir com o desenvolvimento regional associado a conhecimentos tradicionais”, explica a pesquisadora da Embrapa Acre, Virgínia Álvares.

A programação do evento contará com diversas palestras de especialistas que abordarão temas como importância, proteção, rastreabilidade e efetividade da Indicação Geográfica. Ao final do dia, acontece a 1ª Mostra de Produtos com Indicação Geográfica da Região Norte. O público participante poderá conhecer e degustar pratos típicos com farinha de mandioca e açaí produzidos por chefs convidados.

O workshop também será transmitido ao vivo no canal da Embrapa no Youtube: https://youtu.be/LuvMaz2Wxac.

Com informações da Embrapa no Acre.

Cotidiano

Sine do Acre oferta 54 vagas de emprego nesta terça-feira, para Rio Branco

Publicado

em

O Sistema Nacional de Empregos do Acre (Sine), está disponibilizando 54 vagas de emprego para várias áreas em Rio Branco, nesta terça-feira, 9.

As oportunidades de trabalho são rotativas, ou seja, são divulgadas para o dia, podendo ou não estar mais disponíveis para a data seguinte. O atendimento está sendo feito exclusivamente via telefone, mas presencialmente continua sendo na Organização em Centros de Atendimento (OCA).

Para se candidatar, é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado. Aqueles que precisam fazer o registro na instituição, devem ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão poderá verificar se a vaga ainda está disponível através dos telefones (68) 3224-5094 (68) 3224-1519, (68) 3223-6502 ou (68) 0800 647 8182.

Continuar lendo

Cotidiano

Previsão aponta tempo instável, com queda da temperatura e chuvas nesta terça-feira no Acre

Publicado

em

A chegada de uma forte onda de frio polar, derruba a temperatura e provoca chuvas, que podem ser acompanhadas de temporais, nesta terça-feira, 9, no Acre.

Em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, os termômetros caem brusca e acentuadamente a partir do fim da tarde, com ventos que sopram ininterruptamente e potentes rajadas, que poderão passar de 50km/h.

Já em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e regiões próximas, o tempo muda a partir da noite para o dia seguinte e deve chover forte, com raios e ventanias.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 27 e 29ºC, pela manhã;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 26 e 28ºC, pela manhã;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 27 e 29ºC, pela manhã;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 28 e 30ºC, durante a tarde;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 30 e 32ºC, durante a tarde;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC.

Continuar lendo

Cotidiano

Mais de 50 pessoas foram capacitadas no curso de primeiros socorros da Expoacre

Publicado

em

Durante quatro dias da Expoacre, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) ofereceu um curso de noções básicas em primeiros socorros. A iniciativa teve o objetivo de proporcionar ao cidadão leigo a capacidade de identificar uma parada cardiorrespiratória (PCR) e apresentar alguns procedimentos, em uma instrução de 25 minutos.

No total, 51 pessoas foram contempladas com o curso, saindo do local aptas a identificar situações de emergência. Comunicação com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), noções básicas de PCR, crise convulsiva e engasgo foram alguns dos temas trabalhados durante a capacitação. Ao final, o participante recebeu um certificado de conclusão de curso.

“O propósito foi instruir, de uma forma dinâmica, com metodologias ativas que possam exemplificar, para que qualquer pessoa possa auxiliar alguém que esteja passando por situações de urgência e emergência”, explicou o coordenador de Urgência e Emergência da Sesacre, Edvan Ferreira.

Continuar lendo

Cotidiano

Saúde realiza busca ativa de cães e gatos para vacina antirrábica

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco deu inicio nesta segunda-feira, 8, uma campanha de busca ativa para vacinar cães e gatos nos bairros Sobral e Ayrton Sena.

A busca acontece até a próxima sexta-feira, 12, e pretende imunizar com a vacina antirrábica os animais a partir dos três meses de idade.

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

A transmissão da raiva ocorre quando os vírus existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!