Menu

Dilza Ribeiro e João Tota, os nomes em discussão no PSD para vice na chapa de Petecão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A médica Dilza Ribeiro e o advogado João Tota Filho são os nomes nas pautas de discussões dentro do PSD, para ser o vice na chapa de governador do senador Sérgio Petecão (PSD). O nome do ex-deputado Juarez Leitão chegou a ser ventilado, mas acabou descartado. Dilza é uma médica humanista, muito querida no meio da Saúde, e é mulher do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Valmir Ribeiro, que já foi deputado estadual pelo MDB. 


O advogado Tota é filho de tradicional família de políticos de Cruzeiro do Sul, seu pai João Tota foi prefeito do município e deputado federal. E, sua mãe Maria das Vitórias foi deputada estadual pelo PDS e é a primeira suplente do senador Sérgio Petecão (PSD). 


O PSD, segundo informações ao BLOG, quer definir o mais rápido possível a escolha do vice, o que completaria a chapa majoritária, que já tem a deputada federal Vanda Milani (PROS) como candidata ao Senado, cujo nome será apresentado aos candidatos a deputado, numa grande festa programada para o próximo dia 20.


CHAPAS INCOMPLETAS


NENHUM dos grandes partidos – PP, PSB, PT, MDB, PSD – tem a chapa majoritária completa com os nomes do vice, para senador e governador escolhidos.


REI DA CONFUSÃO


ENTRE os partidos, o Rei da Confusão é o PP. A senadora Mailza Gomes (PP) se fechou em copas e não diz se será candidata ao Senado ou a deputada federal, e a escolha do vice também está envolta em grande discussão.


ABANDONADA EM CANOA SEM REMO


A SITUAÇÃO da senadora Mailza Gomes (PP), segundo dirigente do partido com quem conversei, é preocupante para disputar uma vaga de deputada federal. Segundo a fonte, as grandes lideranças do PP estão comprometidas com outros candidatos. E lhe falta estrutura no governo.


O SISTEMA É BRUTO


OUVI ONTEM de uma figura importante ligada ao senador Márcio Bittar (União Brasil) que, ou o candidato a deputado federal Israel Milani (REPUBLICANOS) se enquadra e apoia a candidatura da Márcia Bittar (PL) para o Senado ou será acionado por infidelidade partidária.


SEM SAÍDA JURÍDICA


NO MOMENTO que o REPUBLICANOS fechar questão de forma oficial de uma aliança para apoiar a candidatura da Márcia Bittar (PL) ao Senado, todos os candidatos proporcionais terão de seguir o caminho traçado.


AMANTE ARGENTINA


O PT trata o candidato ao governo, deputado Jenilson Leite (PSB), como uma amante argentina, não quer nada oficial, nada de público, encontros só se for escondido.


ELEIÇÃO PARA PAPA


ATÉ PARECE que, o ex-senador Jorge Viana (PT) está disputando uma eleição para Papa, é tudo secreto, fechado entre os cardeais petistas, e ele no lenga-lenga do sai para senador ou a governador. Os tempos são outros JV.


MIRANDO OS MAIS CARENTES


O PROJETO de Renda Mínima, do deputado Daniel Zen (PT), aprovado na ALEAC, permitirá ao governo Gladson regulamentar e criar um programa de transferência de renda de forma definitiva. Não custa nada o governo desativar gastos supérfluos para adotar o programa, o combate à fome, à miséria, é mais importante que obras de fachada. O projeto chega num momento oportuno em que o Acre lidera o ranking de desemprego na Amazônia.


DISCUTO ATUAÇÃO


QUANDO se trata de avaliar o trabalho de um parlamentar deixo de lado a ideologia que defende, foco na atuação. O deputado Zen (PT) é sim um dos melhores quadros da atual composição da Assembleia Legislativa.


SEM PLANO B


O DEPUTADO FEDERAL Alan Rick (União Brasil) não tem Plano B para a eleição deste ano, mira unicamente na sua candidatura ao Senado. Se recusa a discutir a reeleição.


CUMPRIU COM SUCESSO


SEM CONFRONTOS, no estilo paz e amor, mas incisivo, o deputado Pedro Longo (PDT) cumpre com sucesso a investidura na liderança do governo na ALEAC. Todos os projetos polêmicos conseguiram ser aprovados, 


MELHOR AVALIAÇÃO


AS PESQUISAS de julho em diante é que vão dar um panorama mais real sobre as disputas para governador e senador. Todos os candidatos já terão sido homologados nas convenções regionais, e a campanha estará nas ruas.


O QUE SE SALVA


NEM CONHEÇO esse rapaz, mas acompanho o que é feito na cidade, se tivesse que destacar algum trabalho executado pela PMRB, só dá para pinçar a ação do secretário Joabe Lira, na limpeza das ruas e praças.


QUAL O PROBLEMA?


NÃO consigo ver nenhum fato que seja anormal na iniciativa do governador Gladson Cameli ter participado de um ritual xamânico com os índios para tomar ayahuasca.


ACABAR DE VEZ


A QUESTÃO DA ESCOLHA do vice da sua chapa deveria ser anunciada logo pelo governador Gladson, com um nome da sua extrema confiança, e quem quiser seguir que lhe siga. Essa disputa intestina nos bastidores da gestão, só prejudica o seu governo. Vice é escolha pessoal e ponto. Não pode terceirizar a partidos ou a deputados. O nome não precisa ter votos e nem grupo partidário apoiando, basta ser leal, mesmo porque se vota é no candidato ao governo.


PROPOSTA TUCANA


O PSDB vai chamar o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) para lhe oferecer ser candidato a deputado federal. Posso me enganar, mas não aceitará. Tem todo um trabalho voltado para a reeleição. Sua votação puxaria mais um estadual.


CAMPANHA REDONDA


QUEM FAZ uma campanha redonda para deputado estadual na chapa do PSD, é o Jeferson Pururuca, que foi primeiro suplente de vereador e hoje é primeiro suplente de deputado estadual. A chapa do PSD tende emplacar três deputados estaduais.


NOME SEDIMENTADO


PELAS informações de fontes de dentro da bolha do poder tudo caminha para o Gladson colocar o Rômulo Grandidier de vice na sua chapa. Tem a confiança da família Cameli e se tornou num hábil articulador político. O Gladson já disse que não abre discussão sobre vice.


DÚVIDA NO GLORIOSO


CONTINUA a dúvida no Glorioso do Dr. Ulysses Guimarães sobre se a Antônia Sales vai para a reeleição de deputada estadual ou se sairá candidata a deputada federal.


COMENTÁRIO COM SABEDORIA


“NEM ganharam a eleição deste ano e já estão discutindo a sucessão de 2026. É um erro dos aliados do governador Gladson”. Comentário do ex-deputado federal Osmir Lima.


FRASE MARCANTE


“Se cuidarmos do hoje, Deus cuidará do amanhã”. Mahatma Gandhi.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.