Conecte-se agora

OAB/AC se posiciona sobre embates entre advogados de defesa e promotor do Caso Jonhliane

Publicado

em

A semana que antecede o julgamento dos acusados de causar o acidente que matou por atropelamento Jonhliane Paiva de Souza, que tinha 30 anos quando morreu, foi marcada por declarações da defesa de um dos réus, Alan Araújo de Lima, e do promotor do caso Efrain Mendoza.

Enquanto os advogados Helane Christina e Carlos Venícius Ribeiro acusaram a investigação policial foi mal feita, parcial e seletiva, o representante do Ministério Público defendeu o inquérito e afirmou que as afirmações dos defensores difama e calunia o delegado Alex Danny, que conduziu o inquérito.

O policial civil também se manifestou contra a crítica dos advogados afirmando que eles procuram obter promoção pessoal por meio de capa de jornal.

Na noite desta sexta-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre saiu em defesa dos seus membros que atuam na defesa de Alan Araújo e disse em Nota Pública que Helane Christina e Carlos Venícius sempre foram defensores aguerridos e exemplares dos direitos e garantias fundamentais de seus constituintes.

A direção da OAB/AC também assinalou que as falas do promotor Efrain Mendoza e do delegado Alex Danny, no sentido de que os colegas advogados cometeram o crime de calúnia e de que estão procurando capa de matéria jornalística a fim de obter promoção pessoal.

A seguir, a íntegra da Nota Pública da OAB/AC

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, vem a público se manifestar sobre a matéria veiculada no sítio eletrônico do AC24Horas, intitulada “Promotor diz que defesa de Alan Araújo difama delegado”.

Os colegas advogados Helane Christina e Carlos Venícius, que já exerceram a presidência da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/AC, sempre foram defensores aguerridos e exemplares dos direitos e garantias fundamentais de seus constituintes.

A manifestação de ambos acerca do processo se deu em estrita observância ao que dispõe o art. 31, §1º, da Lei nº 8.906/94, a qual reza que “nenhum receio de desagradar a magistrado ou a qualquer autoridade, nem de incorrer em impopularidade, deve deter o advogado no exercício da profissão”.

Preocupam as falas do Promotor Efrain Mendoza e do Delegado Alex Danny, no sentido de que os colegas advogados cometeram o crime de calúnia e de que estão procurando capa de matéria jornalística a fim de obter a promoção pessoal.

Essa aparente tentativa de calar a advocacia não será tolerada. E é sempre pertinente lembrar que o artigo 133 da Constituição Federal pontifica que o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão.

A verdadeira Justiça se concretiza quando todos os direitos assegurados ao cidadão são respeitados dentro do devido processo legal, e para isso os advogados precisam ter as suas prerrogativas respeitadas, a fim de que exerçam a sua missão pública com liberdade e independência.

A OAB/AC ressalta que jamais se quedará silente quando um de seus advogados necessitar de sua assistência, adotando todas as medidas que forem necessárias para a salvaguarda de seus direitos e prerrogativas profissionais.

Rodrigo Aiache Cordeiro – Presidente da OAB/AC

Thalles Vinícius de Souza Sales – Secretário-geral da OAB/AC

Transmissão pelo Google Meet

Marcado para terça (17) e quarta-feira (18) da próxima semana, o julgamento de Ícaro José da Silva Pinto e Alan Araújo de Lima promete ser um dos mais movimentados dos últimos tempos na capital acreana.

A repercussão do caso fará com que a sessão seja muito concorrida e para se ter acesso ao júri será necessário cadastramento, tanto para familiares da vítima e dos acusados quanto para a imprensa e o público em geral.

Uma novidade divulgada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) é que o julgamento poderá ser acompanhado de maneira virtual por meio da plataforma Google Meet. Para isso, é necessário realizar um cadastro por meio do WhatsApp (68) 9.9235-8362. O cadastramento se encerra na próxima segunda-feira, dia 16, ao meio-dia, tanto para acompanhamento presencial, quanto on-line.

Cotidiano

“Estou preparada para continuar servindo o Acre”, garante a pré-candidata Vanda Milani

Publicado

em

Apresentada oficialmente como pré-candidata ao senado na chapa que tem o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) como pré-candidato ao governo e João Tota Filho como pré-candidato à vice governador, a deputada federal Vanda Milani (PROS-AC) disse estar preparada para ser a melhor senadora da história do Acre.

“Vou ajudar o Petecão gerar emprego e renda para a nossa juventude. Vamos criar as condições para colocar alimento nas mesas das famílias acreanas”, acrescentou a deputada.

Para isso, Vanda Milani garantiu que vai bater de porta em porta, levando uma mensagem de esperança. “Vamos fazer a mudança que o Acre precisa gastando muita sola de sapato, com o pé na estrada, dialogando e ouvindo nosso povo”, argumentou.

Bastante aplaudida pela multidão que lotou o encontro estadual do PSD, Vanda convocou a força feminina para a transformação social necessária ao estado. “Nós mulheres temos capacidade de debater esse estado com mais sensibilidade e carinho, com a força e o equilíbrio que fará a diferença nessa caminhada. O Acre tem sede de mais educação e menos violência” discursou.

Mais cedo, em sua casa, no bairro XV, Vanda Milani recepcionou o presidente nacional do PSD, Gilberto Cassab, Sandra Caparrosa (presidente nacional do PROS Mulher) e Henrique Junqueira (articulador político do PROS) e apoiadores que fizeram questão de dar um abraço na sua pré-candidatura.

“Eu estou preparada para continuar servindo o Acre”, concluiu Vanda Milani.

Continuar lendo

Cotidiano

Previsão aponta domingo com tempo firme e ensolarado no Acre

Publicado

em

A previsão do tempo para este domingo, 22, no Acre, indica dia ensolarado e seco. Na maioria dos municípios, os termômetros não devem ultrapassar os 33°C.

Em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira o tempo será firme, com a noite estrelada e amena. Não chove nas regiões e os ventos sopram entre fracos e calmos. O mesmo deve ocorre em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 15 e 17ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC.

Continuar lendo

Cotidiano

Com gol de goleiro no 2º tempo, Rio Branco arranca empate com o Amazonas pela Série D

Publicado

em

Foto: Manoel Façanha

O torcedor do Rio Branco que esteve no Florestão na tarde e noite deste sábado, 21, não vai precisar de exame cardíaco. As emoções vividas na partida contra o Amazonas pela Série D atestam que o coração do torcedor estrelado está em ótimas condições.

Jogando contra o líder do Grupo 1, o Amazonas, a partida foi repleta de emoções. O time acreano partiu pra cima e dominou o início do jogo. Mesmo assim, em linda cobrança de falta, Rafael Tavares fez o gol do time amazonense que terminou vencendo por 1 a 0 na primeira etapa. A boa notícia nos primeiros 45 minutos foi a expulsão do lateral esquerdo do Amazonas, Vinicius Soares, quase no fim do primeiro tempo.

Com um a mais, o Rio Branco iniciou o segundo tempo pressionando o adversário e logo aos 9 minutos, Ciel, também em cobrança de falta deixou tudo igual. A partir daí, só deu Estrelão, que pressionou de todas as formas o Amazonas, mas não conseguiu o gol da virada. Aos 39 minutos, os deuses do futebol resolveram castigar o Rio Branco. Em contra ataque, mesmo com um a menos, o Amazonas marcou o segundo gol com Vitinho.

Só que, por incrível que pareça, ainda havia espaço para mais emoção. No último lance do jogo, aos 49 minutos, escanteio para o Rio Branco e o goleiro Evandro Gigante resolve ir para área. Livre de marcação, o goleiro consegue fazer de cabeça o gol de empate para uma explosão de emoção nas arquibancadas do Florestão.

Com o empate, o Amazonas é líder com 14 pontos e o Rio Branco é o segundo colocado com 11 pontos.

Crédito: Instart TV
Narração: Leônidas Badaró

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Cotidiano

Alan Rick entrega veículos às entidades sociais do Juruá ao lado de Gladson Cameli

Publicado

em

Na segunda etapa de entregas de veículos às entidades sociais, fruto de emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões do deputado federal Alan Rick (União Brasil), pré-candidato a Senador, mais 4 entidades sociais foram contempladas. Desta vez, do Vale do Juruá.

Alan Rick entregou 6 Jeeps Renegades, ao lado do governador Gladson Cameli, em Cruzeiro do Sul, neste sábado, 21. A solenidade foi na Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos – APADEQ que juntamente com a Fundação Betel receberam 2 dos veículos cada. O Lar dos Vicentinos e o Educandário de Cruzeiro do Sul receberam um veículo cada entidade. O investimento de R$ 786 mil nesta segunda fase.

Na primeira etapa, 7 veículos foram entregues a entidades de Rio Branco, 3 Vans Sprinter Marcedes Benz de 15 lugares e 4 Jeeps Renegades. As entidades contempladas foram o Educandário Santa Margarida, a JOCUM (Jovens com uma Missão), Casa Abrigo Mãe da Mata, o Lar dos Vicentinos da capital e a Associação Cristã Alfa (ACALFA), que abraça os projetos Casa Esperança e Centro de Recuperação Ebenézer. A secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres também recebeu uma Van.

Equipamentos e material mobiliário ainda serão repassados às entidades e aos CREAS da capital e do interior. Tudo isso para fortalecer a rede de assistência social em todo o Estado.

“Esta é a prova de um trabalho com união entre a prefeitura, as entidades e as igrejas para que a gente possa cuidar de pessoas. O Alan é um deputado que me representa, que tem compromisso com o nosso povo, não só de Cruzeiro do Sul, mas de Assis Brasil a Marechal Thaumaturgo” – disse o governador Gladson Cameli.

O presidente da APADEQ/CZS, Raimundo Felício dos Santos, o Branco, agradeceu ao deputado pelo apoio. “O deputado Alan Rick se debruça, 24 horas por dia, ao longo dos seus dois mandatos pensando nos menos assistidos. Ele falava comigo praticamente todos os dias e hoje estamos aqui recebendo esses veículos”, disse.

Também participaram o prefeito Zequinha Lima, o presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul Franciney Freitas, a Secretária de Estado de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Ana Paula Lima, a coordenadora do Núcleo da SEASDHM em Cruzeiro do Sul, pastora Milca Santos, a diretora do Lar dos Vicentinos de Cruzeiro do Sul, Irmã Simone, o presidente da Fundação Betel, Jadson do Nascimento Moura, a representante do Educandário/CZS Geronízia Maia, que representou o presidente Rinauro Freitas e o sargento Adonis da PMAC.

Mais apoio às entidades

Durante a entrega dos veículos o deputado Alan Rick anunciou mais R$ 1 milhão em emenda para contemplar outras entidades, mais R$ 100 mil para aquisição de placas solares para a Missão Família, de Cruzeiro do Sul.

Piscina para a Fundação Betel

As obras da piscina da Fundação Betel, fruto de emenda de Alan Rick no valor de R$ 400 mil, já começam na segunda-feira, 23.

A Fundação, que tem um trabalho muito importante no Vale do Juruá, atende meninos e meninas entre 0 e 18 anos em situação de extremo risco social e já ganhou uma biblioteca, também fruto de emenda do parlamentar.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!