VP do União Brasil escala irmão para ser candidato no Acre e causa ciumeira
Mesmo antes da convenção e da definição formal das candidaturas, um clima de ciumeira já foi criado dentro do União Brasil. O ac24horas apurou que o motivo dos ciúmes de outros pré-candidatos é a pré-candidatura do médico cardiologista Fábio de Rueda à deputado federal.
Ocorre que Rueda é irmão do atual vice-presidente do União Brasil, Antônio de Rueda. Nos bastidores do próprio partido, a informação é de que o médico vai disputar as eleições deste ano e teria um aporte diferenciado para conquistar uma importante vaga na Câmara Federal.
A família Rueda é um dos braços mais importantes dentro do União Brasil, criado da fusão do Democratas com o PSL. O partido é o maior do Brasil e vai ter um milionário fundo partidário de cerca de R$ 1 bilhão. Todo esse dinheiro vai ser conduzido pela família, já que a irmã de Antônio e Fábio, Maria Emília de Rueda é a tesoureira nacional do União Brasil.
O ac24horas conversou com o médico Fábio de Rueda que confirmou sua pré-candidatura. Pernambucano de nascimento, questionado sobre também trabalhar em hospitais do Recife, o médico disse que atua há mais de dez anos no Acre e possui residência fixa na capital acreana. No ano passado, Rueda recebeu da Assembleia Legislativa do Acre o título de cidadão acreano.
“Há mais de 10 anos atuo no Acre como médico cirurgião cardiovascular. Assim como inúmeros nordestinos e pessoas de outras regiões do país escolhi esse estado para trabalhar e viver. Nesse período, eu e minha equipe realizamos mais de mil e quinhentas cirurgias cardíacas de alta complexidade em adultos e em crianças, sem contar com os implantes de marcapassos cardíacos em pacientes provenientes dos 22 municípios acrianos. Aqui tenho residência fixa. Sou sim pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, pois aceitei o convite/desafio em participar de um projeto político partidário de grupo fantástico e entendo que posso ajudar a contribuir com o nosso estado do Acre”, disse.
Questionado sobre a possibilidade de ser favorecido dentro da sigla por conta do irmão ser vice-presidente, Fábio afirmou que o partido vai garantir a isonomia entre os candidatos. “O União Brasil já nasceu um gigante. No Acre não é diferente. O que é uma grande oportunidade, também é uma grande responsabilidade. No Brasil, isso será utilizado de maneira isonômica e no Acre não será diferente. Essa liderança estadual está com o Senador Márcio Bittar que com muita propriedade vem conduzindo este fantástico crescimento de maneira democrática, isonômica e valorizando um importante time competitivo que enriquecerá a política do estado”, afirmou.
O ac24horas também procurou o secretário do União Brasil no Acre, o ex-prefeito de Sena Madureira, Jairo Cassiano. O dirigente partidário afirmou que não vê nenhuma ilegalidade na candidatura de Rueda. “Eu, como dirigente partidário, preciso de candidato. O Rueda é um médico conceituado que trabalha no Acre há mais de uma década. É possível que tenha residência em outros lugares, mas trabalha aqui, tem residência aqui em Rio Branco e seu domicílio eleitoral é aqui no Acre. Eu sou de Sena Madureira, trabalho aqui a semana toda e final de semana vou para Sena e isso não causa nenhum prejuízo ao meu trabalho. Sua pré-candidatura é muito bem vinda”, explicou.
Sobre um possível tratamento diferenciado à Rueda, Cassiano foi taxativo e negou qualquer possibilidade. “Isso não existe, jamais faríamos isso com os nossos candidatos. Sem falar que apesar de ser um fundo partidário, o uso desse recurso público precisa seguir regras estabelecidas. Os candidatos terão o mesmo tratamento dentro do União Brasil”, disse.
Também questionado sobre os valores e a previsão de gastos do União Brasil nas eleições no Acre, Cassiano afirmou que ainda não tem previsão de valores. “O fundo partidário só é realmente definido após as convenções. Então, a gente ainda não tem essa previsão de gastos e como será realizada a divisão entre as candidaturas”.
Destaque 4
Rosa Weber chega ao Acre e por causa de forte chuva segue no Aeroporto de Cruzeiro do Sul

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, desembarcou na manhã desta terça-feira, 21, no Aeroporto de Cruzeiro do Sul e em um avião e seguiria de imediato, em um helicóptero, para uma terra indígena da região do Amazonas, que não teve o nome divulgado. Mas por causa da forte chuva, a aeronave segue no aeroporto de Cruzeiro do Sul há mais de 30 minutos.
As 14 horas a ministra receberá o Colar do Mérito Judiciário das mãos da presidente do Tribunal de Justiça do Acre e governadora em exercício, desembargadora Regina Ferrari, no Centro Cultural do Juruá, região central de Cruzeiro do Sul. A ministra será agraciada com a Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grã Cruz.
Participarão da solenidade o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Luis Camolez, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-AC, desembargador Francisco Djalma, o diretor da Escola do Poder Judiciário do TJAC, desembargador Elcio Mendes.
Desde esta segunda-feira, 20, a ministra Rosa Weber visita Terras Indígenas na Amazônia. Esteve em comunidades indígenas do Alto Solimões e do Vale do Javari e também foi à Tabatinga no Amazonas.

Um acontecimento inusitado emocionou o entregador Elisandro Siqueira da Silva, de 33 anos, na noite dessa segunda-feira, 21, na capital acreana. Era por volta de 21 horas quando recebeu mais um chamado para fazer entrega de delivery com sua bicicleta e foi agraciado com o presente de um desconhecido.
“Estava indo deixar uma entrega com destino ao bairro Jardim de Alah e em frente a AABB fui surpreendido por um senhor em uma caminhonete. Me parou no sinal e me perguntou como estavam as entregas”. Elisandro respondeu que estava devagar. “Ele me deu uma quantia em dinheiro”.
O entregador conta que ficou sem reação e chorou muito. Com o que recebeu, comprou alimento e uma botija de gás. “Ao chegar em casa fui contar quanto tinha ganhado e até agora estou sem palavras. Quero agradecer a Deus por ter enviado este anjo para me abençoar”, relatou.
Por meio das redes sociais, ele publicou o resultado do presente que ganhou. “Que Deus venha derramar chuvas de bênçãos sobre sua vida. Muito obrigado”, concluiu.

O portal UOL, um dos principais do país, destacou nesta terça-feira, 21, que o Acre é um dos três estados do país, ao lado de Mato Grosso e Santa Catarina, que estão preparados para emitir a nova Carteira Nacional de Identidade.
O prazo inicial estabelecido para a emissão do documento em todo o país era o começo deste mês. Nos outros 23 estados e no Distrito Federal, a emissão do documento ou está em fase de testes ou ainda está sendo implementada.
Em fevereiro do ano passado, o governo anunciou a CIN. Ela usa o CPF como número de identificação e tem validade nacional.
O novo documento contem nome da pessoa e nome social (quando houver), CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade ou naturalidade, assinatura do titular, nomes da mãe e do pai, órgão expedidor, local e emissão, QR Code para validação eletrônica, informações sobe tipo sanguíneo, informações sobre doação de órgãos.
O documento pode ser usado nas versões física e digital.
Veja reportagem completa aqui.

Além das péssimas condições que fazem com que a viagem entre o estado do Acre e Rondônia dure muitas horas a mais do que deveria e o gasto com peças de veículos que quebram por causa do excesso de buracos, os motoristas que trafegam pela BR-364 ainda precisam conviver com mais um perigo.
Como os caminhões andam em baixíssima velocidade devido aos buracos, marginais se aproveitam da lentidão para tentarem assaltar os veículos.
Na semana passada, antes da BR ter o tráfego interrompido por conta de bueiro estourado entre Extrema e Vista Alegre do Abunã, o caminhoneiro Paulo Miranda passou por um susto. Em um trecho da rodovia federal, próximo ao Acre, Paulo teve uma pedra arremessada no vidro de seu caminhão por assaltantes que ficam à margem da pista.
Mesmo com a forte pedrada, que chegou a trincar o para-brisa de seu caminhão, Paulo acelerou e conseguiu fugir dos bandidos. “É mais um problema que precisamos conviver. Se pega, poderia ter me matado. A gente precisa virar a noite para conseguir descarregar em tempo. A estrada já é ruim e agora começou a ocorrer esses assaltos. Graças a Deus que eu consegui escapar dos bandidos”, afirma.
VEJA O VÍDEO:
-
SOLIDARIEDADE
Dono de autoescola no Acre doa CNH a jovem que vende jujuba em semáforo
-
Destaque 7
Justiça nega pedido para impedir construção de estrada que liga Manoel Urbano e Santa Rosa
-
Destaque 6
Bueiro cede na BR-364 e deixa o Acre isolado por terra
-
ASSISTA AO VÍDEO
Com problemas desde o nascimento, garoto João Paulo precisa de ajuda para ter casa própria
-
PROMOÇÃO
Passagens aéreas para Fortaleza por R$ 251 (ida e volta) na Semana do Consumidor
-
Destaque 4
Acusado de tráfico de mulheres no Acre é preso no Ceará por atuar ilegalmente como médico
-
Destaque 4
Justiça condena Hitalo Marinho a 31 anos de prisão pela morte de Adriana Paulichen
-
PRESENTE DE GREGO
No Acre, mulher é presa após ganhar motocicleta furtada de presente do namorado