Conecte-se agora

VP do União Brasil escala irmão para ser candidato no Acre e causa ciumeira

Publicado

em

Mesmo antes da convenção e da definição formal das candidaturas, um clima de ciumeira já foi criado dentro do União Brasil. O ac24horas apurou que o motivo dos ciúmes de outros pré-candidatos é a pré-candidatura do médico cardiologista Fábio de Rueda à deputado federal.

Ocorre que Rueda é irmão do atual vice-presidente do União Brasil, Antônio de Rueda. Nos bastidores do próprio partido, a informação é de que o médico vai disputar as eleições deste ano e teria um aporte diferenciado para conquistar uma importante vaga na Câmara Federal.

A família Rueda é um dos braços mais importantes dentro do União Brasil, criado da fusão do Democratas com o PSL. O partido é o maior do Brasil e vai ter um milionário fundo partidário de cerca de R$ 1 bilhão. Todo esse dinheiro vai ser conduzido pela família, já que a irmã de Antônio e Fábio, Maria Emília de Rueda é a tesoureira nacional do União Brasil.

O ac24horas conversou com o médico Fábio de Rueda que confirmou sua pré-candidatura. Pernambucano de nascimento, questionado sobre também trabalhar em hospitais do Recife, o médico disse que atua há mais de dez anos no Acre e possui residência fixa na capital acreana. No ano passado, Rueda recebeu da Assembleia Legislativa do Acre o título de cidadão acreano.

“Há mais de 10 anos atuo no Acre como médico cirurgião cardiovascular. Assim como inúmeros nordestinos e pessoas de outras regiões do país escolhi esse estado para trabalhar e viver. Nesse período, eu e minha equipe realizamos mais de mil e quinhentas cirurgias cardíacas de alta complexidade em adultos e em crianças, sem contar com os implantes de marcapassos cardíacos em pacientes provenientes dos 22 municípios acrianos. Aqui tenho residência fixa. Sou sim pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, pois aceitei o convite/desafio em participar de um projeto político partidário de grupo fantástico e entendo que posso ajudar a contribuir com o nosso estado do Acre”, disse.

Questionado sobre a possibilidade de ser favorecido dentro da sigla por conta do irmão ser vice-presidente, Fábio afirmou que o partido vai garantir a isonomia entre os candidatos. “O União Brasil já nasceu um gigante. No Acre não é diferente. O que é uma grande oportunidade, também é uma grande responsabilidade. No Brasil, isso será utilizado de maneira isonômica e no Acre não será diferente. Essa liderança estadual está com o Senador Márcio Bittar que com muita propriedade vem conduzindo este fantástico crescimento de maneira democrática, isonômica e valorizando um importante time competitivo que enriquecerá a política do estado”, afirmou.

O ac24horas também procurou o secretário do União Brasil no Acre, o ex-prefeito de Sena Madureira, Jairo Cassiano. O dirigente partidário afirmou que não vê nenhuma ilegalidade na candidatura de Rueda. “Eu, como dirigente partidário, preciso de candidato. O Rueda é um médico conceituado que trabalha no Acre há mais de uma década. É possível que tenha residência em outros lugares, mas trabalha aqui, tem residência aqui em Rio Branco e seu domicílio eleitoral é aqui no Acre. Eu sou de Sena Madureira, trabalho aqui a semana toda e final de semana vou para Sena e isso não causa nenhum prejuízo ao meu trabalho. Sua pré-candidatura é muito bem vinda”, explicou.

Sobre um possível tratamento diferenciado à Rueda, Cassiano foi taxativo e negou qualquer possibilidade. “Isso não existe, jamais faríamos isso com os nossos candidatos. Sem falar que apesar de ser um fundo partidário, o uso desse recurso público precisa seguir regras estabelecidas. Os candidatos terão o mesmo tratamento dentro do União Brasil”, disse.

Também questionado sobre os valores e a previsão de gastos do União Brasil nas eleições no Acre, Cassiano afirmou que ainda não tem previsão de valores. “O fundo partidário só é realmente definido após as convenções. Então, a gente ainda não tem essa previsão de gastos e como será realizada a divisão entre as candidaturas”.

Destaque 4

Prefeitura entrega notebooks para professores e anuncia implantação de fibra ótica em escolas

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco entregou, nesta quinta-feira, 19, no auditório da U: Verse, os primeiros 247 notebooks da marca HP, modelo 2022, de um total de 1.407, que serão entregues a todos os professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. Além dos notebooks, a prefeitura também estará disponibilizando chips com acesso à internet para todos os diretores e 79 smartphones mais 320 computadores, para todas as escolas municipais, da zona urbana e rural.

No evento também foi assinada a ordem de serviço no valor de aproximadamente R$ 1.460.000, para a implantação de fibra ótica em todas as escolas da capital. Transformando, assim, Rio Branco na capital da tecnologia.

A alegria ao receber os equipamentos, estava estampada na face de cada educador. Como conta a coordenadora pedagógica Sheila Souza, da Escola Municipal Maria Silvestre de França.

“Ele é um homem honesto e tem feito o que é certo para um prefeito, neste momento. Com certeza ele está olhando a educação do município com muito carinho”.

O prefeito Tião Bocalom comemorou mais esta realização da gestão.

“Isso mostra o compromisso da nossa equipe da Educação, desde a época da campanha, de que queríamos modernizar a gestão pública, criar todas as condições para que a gente pudesse aplicar inovações tecnológicas, principalmente na Educação. E está aí o resultado. Eu tenho certeza que a nossa Educação não será mais a mesma depois desse conjunto de ações que a prefeitura está realizando”.

Nabiha Bestene, secretária municipal de Educação, reforçou as palavras do prefeito e disse ter a sensação de missão cumprida.

“É sempre uma alegria e satisfação quando a gente vê um sonho concretizado. Para nós é uma missão cumprida”, reforçou.

Continuar lendo

Destaque 4

Governo reinaugura OCA em Xapuri e assina ordem de serviço para OCA de Brasiléia

Publicado

em

Sem a presença do governador Gladson Cameli, que teve uma indisposição horas antes, foi reinaugurada nesta quinta-feira (19) a revitalização das instalações da Organização das Centrais de Atendimento (OCA) de Xapuri.

Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para a reforma do prédio onde funcionará a OCA de Brasiléia, que tem previsão de ser inaugurada ainda este ano.

Entre as novidades trazidas pela restauração está a instalação de uma plataforma elevatória para proporcionar acessibilidade ao ambiente superior do prédio, o que antes era possível apenas pelas escadas.

Com relação aos serviços, a novidade é a implantação do Serviço Estadual de Proteção ao Consumidor (Procon), que já passa a funcionar a partir desta sexta-feira (20). Futuramente, será implantado na cidade o Procon Municipal.

A reforma do prédio da OCA Xapuri durou cerca de 11 meses e foi a primeira intervenção efetiva do prédio desde a enchente histórica de 2015, que atingiu de maneira intensa a antiga estrutura.

A solenidade desta quinta-feira marcou também a celebração dos 12 anos de criação da OCA Xapuri, que foi inaugurada no dia 27 de maio de 2010, pelo ex-governador Binho Marques, sendo a pioneira do Acre.

A OCA Xapuri unificou serviços em um só lugar, proporcionando que em um único atendimento, o cidadão pudesse solicitar vários outros atendimentos que otimizaram a prestação dos serviços ao público.

O prédio onde funciona a OCA Xapuri faz parte do Centro Histórico da cidade e foi recuperado para acolher a população. No local, funcionava uma das duas mais movimentadas casas aviadoras do município, responsável pelo abastecimento de boa parte dos seringais da região.

Parte da cidade e do Acre, está retratada no memorial “A Limitada” que também faz parte da Central.

No ano passado, o governador Gladson Cameli assinou ordem de serviço para a reforma da OCA Xapuri, no valor de 600 mil reais, recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Continuar lendo

Destaque 4

Dnit garante ao Acre que irá reconstruir parte da BR-364 em 2023 com “engenharia especial”

Segundo o Dnit, a pista será refeita, inclusive com elevação, para evitar os problemas estruturais atuais

Publicado

em

Durante um encontro ocorrido entre o presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), Petronio Antunes, e o diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Luiz Guilherme Rodrigues, em Brasília, foi assegurado nesta quarta-feira, 18, que parte da BR-364, num trecho de 400 quilômetros entre Sena Madureira e Tarauacá, considerado em estado crítico, será reconstruída com uma solução de engenharia especial.

De acordo com o diretor do Dnit, toda a estrutura da pista será refeita, inclusive com elevação, para evitar os problemas estruturais atuais. Sobre a BR-364, Luiz Guilherme esclareceu que este ano, em virtude das restrições orçamentárias, o Dnit se dedicará à recuperação dos trechos mais críticos para assegurar a trafegabilidade. “Já para o próximo ano, a reconstrução de 400 quilômetros já está no cronograma do departamento, inclusive com a empresa que fará a obra, contratada. Será uma obra de reconstrução, pois a base de todo o trecho terá que ser trabalhada para evitar os problemas que acontecem hoje”, explicou.

Ao presidente do Deracre, também foi dada a confirmação de que o projeto de desapropriação da área do Anel Viário de Brasileia e Epitaciolândia já está em sua fase final para que o mutirão de negociação e pagamentos seja realizado.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Continuar lendo

Destaque 4

Prefeitura de Brasiléia realiza ação de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

18 de maio também é dia da Luta Antimanicomial 

Publicado

em

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Brasiléia por meio das secretarias de assistência social e saúde realizou, no centro cultural Sebastião Dantas, ação em alusão a data.

A atividade contou com apresentações de dança dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e alunas da escola municipal Ruy Lino.

A psicóloga Ramona Melo realizou palestra voltada às crianças e  adolescentes presentes no evento, onde abordou a importância da conscientização sobre a luta antimanicomial.

Luan Fernandes, psicólogo do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) falou a respeito da importância em denunciar o abuso sexual infantil intra e extra-familiar.

O Prefeito em  Exercício, Carlinhos do Pelado participou do evento, que contou com a presença de  dezenas de adultos e  crianças, além de profissionais da saúde,  assistência social, gestores de escolas, representantes do Conselho Tutelar  municipal e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e adolescente.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Joana Bandeira ressalta que o Dia 18 de maio é uma data para reflexão. “Todo ato de violência e abuso sexual deve ser denunciado, seja no Conselho Tutelar, no Ministério Público ou outros órgãos responsáveis por cuidar da integridade das nossas crianças. Essa data serve para que possamos conscientizar sobre atos de abuso praticados muitas vezes dentro do próprio lar”, ressaltou Joana Bandeira.

Rogeria Gondim, coordenadora do CAPS falou sobre a Ação do dia Antimanicomial “A secretaria de Saúde através do CAPS está chamando a atenção da sociedade sobre a importância deste dia que revela a grande luta, onde há mais de 30 anos se travou uma batalha para que os manicômios fossem fechados. Nós entendemos que as pessoas que tem transtorno tem o direito de viver em liberdade, tem direitos de ter um cuidado especial e por isso que defendemos a ideia de que trancar não é tratar. Nós da equipe do CAPS estamos prontos para oferecer um atendimento humanizado de cuidado de amor e de compreensão para com as pessoas que tem transtorno mental”, afirmou a coordenadora.

O prefeito em Exercício, Carlinhos do Pelado, participou da ação e destaca a importância da conscientização. “É uma satisfação estarmos representando a Prefeita Fernanda Hassem nessa atividade tão importante que é o Maio Laranja, sabemos que hoje é um dia especial no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e a Luta antimanicomial, onde o CAPS vem realizando diversas ações com os pacientes, além de palestras educativas nos rádios e Unidades de saúde”, afirmou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!