Conecte-se agora

Prefeitura de Mâncio Lima realiza 1º Fórum do Selo UNICEF 2021-2024

Publicado

em

A prefeitura de Mâncio Lima e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram nesta quarta-feira , 11, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2021 – 2024.

O evento tem como finalidade analisar, discutir e elaborar o Plano de Ação com metas, prioridades e atividades que contribuam com a redução das desigualdades e com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município e contou com a participação deles.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios. Cada município precisa garantir um trabalho intersetorial e democrático de garantia de direitos de crianças e adolescentes e melhorar indicadores relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social do público alvo.

Para a prefeita em Exercício de Mâncio Lima, Ângela Valente, o Selo Unicef é de fundamental importância por se tratar de instrumento de políticas integradas para as crianças e adolescentes.

” Só teremos esses direitos preservados se pensarmos conjuntamente as ações de enfrentamento à pobreza, a exploração sexual, a evasão escolar, alternativas de rendas para as famílias e, acima de tudo, educação inclusiva e de qualidade. Só se tem saúde quando se é educado e, só se é educado quando mudamos os velhos hábitos. É preciso compreendermos a importância do Selo UNICEF para Mâncio Lima e com isso é preciso que haja um transbordamento deste”, apontou.

Tamila Gadelha Costa, Articuladora Municipal do Selo UNICEF, ressalta a participação do público alvo das ações no evento .

” Nós, agentes públicos, estamos pensando nas propostas, contudo, nada melhor do que os nossos adolescentes estarem pensando as ações de governo voltadas para eles”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Iracema Elisabeth Moll, ressalta que o Selo UNICEF vai incentivar e ampliar as ações que já são realizadas pelo poder público, voltadas às crianças e adolescentes.

“Este Fórum é a oportunidade onde efetivamente a comunidade vai poder participar e construir o Plano de Ação, apresentando resultados positivos e ações inovadoras”, concluiu.

Além da prefeita em Exercício Ângela Valente, e dos jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, o evento contou com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Renan Costa, Iracema Elizabeth Moll, presidente do CMDCA, Cleudon França, Articulador Estadual do Selo UNICEF, técnicos das Secretária Municipal, Saúde e Assistência Social, Secretaria de Gabinete, Tabita Lima, secretária Municipal Saúde, Ajucilene Gonçalves, Conselheiros Tutelares, diretores de Escola, representante do Núcleo da SEE, Alcione Benevides, além representantes de entidades sociedade civil e usuários dos serviços públicos.

Na rede

Diocese está com tudo pronto para Novenário com mais de 40 mil pessoas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

As barracas já estão montadas no pátio e na frente da Catedral Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul para o 104 ° Novenário em homenagem à santa padroeira de Cruzeiro do Sul, que terá início nesta sexta-feira, 5, sendo concluído no dia 15 com a Procissão em honra à Santa. 57 empreendedores vão vender vários itens durante o evento religioso e que movimenta a economia local.

A coordenadora do evento Lizane Negreiros, diz que na sexta às 19 horas uma Missa abre a programação e em seguida haverá o hasteamento dos pavilhões. Já no dia 6 à noite, logo após a Novena e Missa, terá início a parte comercial do Novenário com vendas de alimentos, artesanato, confecções e veículos.

No dia 11 a Ordem dos Advogados do Brasil vai prestar assessoria jurídica gratuita e um laboratório particular vai ofertar exames para a população.

Em cada noite uma categoria profissional será homenageada pela Diocese e no dia 12 será a vez dos bancários e jornalistas, que lideram uma campanha de arrecadação de leite para doação a famílias pobres da Diocese.

No dia 14 será a vez da Corrida Pedestre com apoio da Polícia Militar, que já conta com 119 inscritos. Como será Dia dos Pais haverá show do Conservatório de Música.

Já no dia 15, a Procissão de Nossa Senhora da Glória terá início às e em vez de 2,5 quilômetros terá 3 quilômetros com duas subidas e duas descidas. Na chegada à Catedral haverá a Missa Campal e o Show do Frei Renan, de Rio Branco.

“Nós ainda temos vagas para quem quiser expor seus produtos no Novenário é só procurar a secretaria da Diocese. A inscrição da corrida é feita em um link das redes sociais da Diocese”, explica Lizane.

A última Procissão de Nossa Senhora da Glória antes da pandemia, em 2019, atraiu cerca de 40 mil pessoas. Este ano, como o Novenário abrangerá as 12 cidades que compõem a Diocese, e é ano político, um número maior é esperado.

Mas o bispo Dom Flávio Giovanele já avisou que não haverá referência à candidaturas nos eventos religiosos. “Nós acolhemos a todos os que estiverem na Procissão como cristãos e os que aproveitarem a situação para encontrar com o povo, mas não haverá campanha eleitoral”, destacou.

Continuar lendo

Na rede

Ponte do Viola está em fase final da obra e já permite acesso de veículos e pedestres no Ramal dos Caetanos

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Deracre e a prefeitura de Mâncio Lima já estão em fase final da obra de construção da Ponte do Viola, que fica no Ramal dos Caetanos, entre e o município e a cidade vizinha, Rodrigues Alves.

A nova ponte, sobre o Igarapé Branco, com pouco mais de 25 metros de extensão, vai garantir o acesso de mais de 300 produtores rurais que vivem no Ramal e garantir o escoamento da produção agrícola.

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, disse que mesmo a ponte sendo responsabilidade da prefeitura de Rodrigues Alves, se mobilizou junto ao governo, para garantir a travessia dos moradores locais.

“Aqui é fruto de um esforço conjunto do governo do Estado, Deracre e da Prefeitura de Mâncio Lima, era uma reivindicação antiga nossa que agora se concretiza. Naquele momento a população pedia uma minirreforma, porém, juntamos os esforços e construímos uma ponte nova, segura feita com madeira de qualidade. A ponte já oferece trafegabilidade restando apenas os últimos detalhes para a conclusão final”, destacou Isaac.

O gerente Regional do Deracre no Juruá, José Mauri, lembrou que o Departamento foi procurado pelo prefeito Isaac Lima , em busca da reconstrução ponte mas que foi necessário aguardar as condições financeiras e meteorológicas que permitissem o início da tão sonhada obra.

“Além da construção de pontes também estamos trabalhando na recuperação de ramais de Mâncio Lima e o prefeito Isaac Lima pediu que mesmo os que fazem parte de Rodrigues Alves sejam beneficiados”, pontuou Mauri.

Continuar lendo

Na rede

Novenário e procissão de Nossa Senhora não serão palco de campanha, avisa bispo do Acre

Publicado

em

O Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, disse nesta quarta-feira, 3, durante entrevista, que o Novenário e Procissão de Nossa Senhora da Glória não servirão de palco para políticos.

“Nós acolhemos a todos, os que estiverem na Procissão como cristãos e os que aproveitarem a situação para encontrar com o povo, mas não haverá campanha eleitoral. De acordo com a Legislação Eleitoral, a campanha só terá início dia 16, mas independente disso, não haverá espaço para campanha nos eventos. No dia da Procissão poderemos citar a presença do prefeito, do comandante da PM e do governador, mas isso se ele for visto no local. Não haverá referência à candidaturas”, cita o líder religioso.

O Novenário de Nossa Senhora da Glória terá início nesta sexta feira, 5, e concluído dia 15 com a Procissão de Nossa Senhora da Glória, que este ano terá um percurso de 3 Km com ladeiras a mais. Além das missas e novenas haverá venda de alimentos e artesanato. 57 empreendedores já estão inscritos.

“Depois de dois anos sem eventos presenciais vamos ter novidades como mudanças e aumento no percurso da Procissão. Vamos ter duas subidas e duas descidas para que todos participem, porque da última vez, enquanto já estávamos voltando para a Catedral ainda havia gente saindo “, conclui o bispo.

Continuar lendo

Na rede

Produção da série da Xuxa encerra gravações em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foram encerradas nesta terça-feira, 2, no Rio Croa, em Cruzeiro do Sul, as filmagens da série Tarã, da Disney, no Acre, que é estrelado pela apresentadora Xuxa Meneguel. O cenário foi um restaurante/pousada do local. Outras tomadas já haviam sido feitas no Croa com a presença da rainha dos baixinhos, que ficou 10 dias em Cruzeiro do Sul.

A cidade cenográfica onde foram feitas várias gravações, em um Ramal na zona rural do município está sendo desmontada e será remontada em São Paulo, onde a produção terá continuidade.

Xuxa diz que a série vai tratar de temas ambientais sérios de forma lúdica

Em entrevista a jornalista Patricia Kogut, do jornal O Globo sobre a série para a Disney, “Tarã”, Xuxa falou sobre as gravações no Acre, sobre voltar a atuar 13 anos depois. Ela afirma que temas sérios, como a preservação da natureza, serão tratados de forma lúdica na série.

” Eu não interpreto nada. Eu brinco. Sou a única pessoa que não canta nos próprios discos, não atua nos filmes e bateu os recordes que todo mundo já sabe. Acho que com essa série eu vou chegar a lugares que, se eu não atuasse, não chegaria: falando da natureza, do cuidado com o ambiente. A plataforma tem me dado oportunidade de apresentar uma mensagem bacana, de falar sobre tudo o que tem em volta da gente. Se eu falasse, se fizesse um livro, acho que não chegaria ao público da mesma forma que com essa série. Na história, eu sou uma personagem que faz parte de uma tribo antiga. A Clã das Nuvens é inspirada em povos que viveram no Peru, havia pessoas brancas (loiras e ruivas). No roteiro, também tem a tribo das Nove Luas. Eu e um indígena dessa tribo nos apaixonamos. E minha personagem terá uma filha. Ela será importante para esses clãs, que antes brigavam. Tem amor de adolescente, muitas cenas na natureza… E por mais que eles tenham buscado referências reais, que tratem do desmatamento da Amazônia, frisam que é uma ficção. Vão ser temas sérios tratados de forma lúdica”, relata ela ao Jornal o Globo.

Meneguel explica que tem estudado sobre o que será abordado na história Tarã, mas é capaz de cometer erros nos bastidores da produção, já que tratar de povos originários envolve discussões sobre termos politicamente corretos: “Você acha que vou chegar lá e não vou usar nenhuma expressão errada? Claro que vou. Mas vou aprender. Nós estamos aqui para isso. Tenho medo de errar com tudo. A gente está aprendendo a tentar se comunicar com todo mundo em harmonia”, cita.

Enquanto estava em Cruzeiro do Sul, Xuxa se reuniu com indígenas de várias etnias e com a filha do ambientalista Chico Mendes, Ângela Mendes, com quem tratou dos problemas ambientais do Acre, comuns em toda a Amazônia, como o desmatamento, queimadas, derrubadas e as invasões de territórios. Ouviu deles, agradecimento pôr dar visibilidade à essa situação por meio da série.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!