Menu

Rio Branco desafoga fluxo migratório e prepara chácara para receber imigrantes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ao contrário do que as autoridades locais estavam esperando para o momento pós-pandemia, a capital do Acre não vive alto fluxo migratório e tem recebido poucos imigrantes após a abertura de passagem na fronteira do Brasil com o Peru pelo município de Assis Brasil. A informação foi relatada pela prefeitura da capital acreana ao revelar que neste período de folga migratória, está preparando um local específico para passar a receber os futuros imigrantes.

Ainda assim, a cidade segue recebendo algumas pessoas de outros países, porém, em volume menor. Pensando no acolhimento dessas pessoas, a prefeitura de Rio Branco, o governo do Acre e o Ministério Público do Estado deverão debater melhorias em relação à assistência desses estrangeiros.

Anúncio

De acordo com o prefeito Tião Bocalom, o município está preparando uma chácara para receber os imigrantes. Segundo ele, a capital já recebeu recursos do governo federal, mas que o estado também irá participar. “É uma despesa que deve ser dividida entre governo federal, estadual e municipal. Para isso já ficou definida uma reunião para a próxima semana para que se defina o que é responsabilidade do estado e do município e daremos sequência a esse atendimento humanitário”.

Fabrício Silva, coordenador do Núcleo de apoio psicossocial do MP/AC, relatou ao portal da prefeitura que a imigração tem sido bastante rotativa. “Achávamos que haveria um grande número de pessoas e viria após a pandemia, principalmente do público que estava no Peru, e não foi isso que aconteceu. Então nós temos uma certa condição de trabalho e de organização do serviço, sem estarmos numa crise humanitária em decorrência da imigração”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.