Menu

Inscrições para o Enem 2022 iniciam amanhã (10)

Smiling female student studying on laptop at home
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Amanhã (10) inicia o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Estudantes interessados em participar desta edição poderão se inscrever através da Página do Participante até o dia 21 de maio. Neste ano, a taxa de inscrição é de R$85 e poderá ser paga até o dia 27 de maio, caso a opção selecionada seja via boleto bancário. 


Além dessa forma de pagamento, a novidade é que agora a taxa de inscrição também poderá ser paga através de Pix ou cartão de crédito. As informações foram anunciadas no último dia 5, pelo ministro da Educação, Victor Godoy e o presidente Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, nos canais de comunicação do Ministério da Educação (MEC) e da Autarquia. 

Publicidade

Pela primeira vez, o Inep também aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal e capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.


Ao se inscrever no Enem, o estudante deve escolher se deseja fazer a prova de forma digital ou impressa, lembrando que a modalidade virtual também é feita em um local de prova indicado pelo Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame está marcado para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Serão aplicadas questões sobre as quatro áreas do conhecimento, além de uma redação de tema surpresa.


Expectativa dos participantes

O estudante de Arquitetura e Urbanismo Vinícius Santana, 23, estava ansioso para a abertura das inscrições. Apesar de já cursar uma graduação, o universitário vai se inscrever no exame para testar os conhecimentos e defende a importância da experiência para os estudantes. “As provas do Enem servem não somente como porta de entrada para os cursos do ensino superior, mas, também, como uma forma de se testar e colocar os conhecimentos em prática. É uma maneira de conhecer os seus limites, porque a preparação começa muito antes das provas acontecerem”, opina o jovem. 


Já a estudante Mariana Moreira, 19, vem se preparando desde o ano passado para o Enem. A jovem faz curso pré-vestibular e mantem um cronograma de estudos para conseguir se sair bem nas avaliações. Para ela, o Enem significa um passo para o curso de Engenharia de Produção e, por isso, segue à risca a rotina de aprendizado. 


“Eu sempre gostei de estudar e para mim é muito tranquilo seguir um cronograma. Conseguir uma boa nota no Enem significa estar mais perto da graduação. Então, eu me dedico ao máximo, mas lembrando que preciso descansar e ter momentos de lazer”, afirma a estudante que estava na expectativa da abertura das inscrições. “Agora é me inscrever e esperar chegar o dia da prova”, conclui ansiosa. 


Cronograma do Enem 2022

Inscrições para o Enem 2022: 10 a 21 de maio de 2022


Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022


Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022


Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022


Divulgação dos locais da prova: Ainda não divulgado

Publicidade

Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022


Fonte: Agência Educa Mais Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido