Equipe do Ciopaer e Bombeiros resgatam mecânico de helicóptero que caiu no Juruá

Uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Polícia Militar do Acre e o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul resgataram na tarde desta segunda-feira, 9, um mecânico identificado como Figueiredo, que ainda estava da área de mata onde caiu o helicóptero em que ele estava, neste domingo (8).
A vítima do acidente estava no local, nas proximidades do Rio Crôa, há mais de 24 horas porque sentia fortes dores na coluna e não conseguia andar para sair do local com as outras 6 pessoas que estavam a bordo da aeronave.
Os militares do Ciopaer saíram de Rio Branco para Cruzeiro do Sul pela manhã. Seguiram para a missão do quartel da Polícia Militar e conseguiram pousar no local do acidente, em uma clareira aberta na mata pelos bombeiros e moradores da região.
As equipes voltaram para Cruzeiro do Sul com a vítima e pousaram novamente no quartel da Polícia Militar, onde uma unidade do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) aguardava para levar o mecânico ao hospital.
Em seguida, o helicóptero do Ciopaer voltou ao local do acidente para buscar os bombeiros e demais profissionais que participaram das ações de socorro e resgate. Figueiredo foi a última vítima da queda da aeronave a ser resgatada.
O piloto Rodrigo e um técnico em enfermagem saíram sozinhos do local, e depois de andar por mais de três horas na mata, conseguiram, com a ajuda de moradores, chegar até o Hospital do Juruá.
Duas crianças indígenas e os pais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros às 2h45 da madrugada deste domingo.
O caso
O helicóptero acidentado presta serviço para o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá – Dsei. Uma médica que está na Terra Indígena Terra Nova, no Alto Envira, a serviço do Dsei, pediu a remoção das duas crianças da etnia Kulina com suspeita de pneumonia para o Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul.
O helicóptero com o piloto, um mecânico e um técnico em enfermagem, decolou de um hotel de Cruzeiro do Sul às 8h30 da manhã. Na volta, com 7 pessoas a bordo, a aeronave caiu em uma área de floresta próximo ao Rio Crôa.
Veja o vídeo:

Destaque 4
Rosa Weber chega ao Acre e por causa de forte chuva segue no Aeroporto de Cruzeiro do Sul

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, desembarcou na manhã desta terça-feira, 21, no Aeroporto de Cruzeiro do Sul e em um avião e seguiria de imediato, em um helicóptero, para uma terra indígena da região do Amazonas, que não teve o nome divulgado. Mas por causa da forte chuva, a aeronave segue no aeroporto de Cruzeiro do Sul há mais de 30 minutos.
As 14 horas a ministra receberá o Colar do Mérito Judiciário das mãos da presidente do Tribunal de Justiça do Acre e governadora em exercício, desembargadora Regina Ferrari, no Centro Cultural do Juruá, região central de Cruzeiro do Sul. A ministra será agraciada com a Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grã Cruz.
Participarão da solenidade o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Luis Camolez, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-AC, desembargador Francisco Djalma, o diretor da Escola do Poder Judiciário do TJAC, desembargador Elcio Mendes.
Desde esta segunda-feira, 20, a ministra Rosa Weber visita Terras Indígenas na Amazônia. Esteve em comunidades indígenas do Alto Solimões e do Vale do Javari e também foi à Tabatinga no Amazonas.

Um acontecimento inusitado emocionou o entregador Elisandro Siqueira da Silva, de 33 anos, na noite dessa segunda-feira, 21, na capital acreana. Era por volta de 21 horas quando recebeu mais um chamado para fazer entrega de delivery com sua bicicleta e foi agraciado com o presente de um desconhecido.
“Estava indo deixar uma entrega com destino ao bairro Jardim de Alah e em frente a AABB fui surpreendido por um senhor em uma caminhonete. Me parou no sinal e me perguntou como estavam as entregas”. Elisandro respondeu que estava devagar. “Ele me deu uma quantia em dinheiro”.
O entregador conta que ficou sem reação e chorou muito. Com o que recebeu, comprou alimento e uma botija de gás. “Ao chegar em casa fui contar quanto tinha ganhado e até agora estou sem palavras. Quero agradecer a Deus por ter enviado este anjo para me abençoar”, relatou.
Por meio das redes sociais, ele publicou o resultado do presente que ganhou. “Que Deus venha derramar chuvas de bênçãos sobre sua vida. Muito obrigado”, concluiu.

O portal UOL, um dos principais do país, destacou nesta terça-feira, 21, que o Acre é um dos três estados do país, ao lado de Mato Grosso e Santa Catarina, que estão preparados para emitir a nova Carteira Nacional de Identidade.
O prazo inicial estabelecido para a emissão do documento em todo o país era o começo deste mês. Nos outros 23 estados e no Distrito Federal, a emissão do documento ou está em fase de testes ou ainda está sendo implementada.
Em fevereiro do ano passado, o governo anunciou a CIN. Ela usa o CPF como número de identificação e tem validade nacional.
O novo documento contem nome da pessoa e nome social (quando houver), CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade ou naturalidade, assinatura do titular, nomes da mãe e do pai, órgão expedidor, local e emissão, QR Code para validação eletrônica, informações sobe tipo sanguíneo, informações sobre doação de órgãos.
O documento pode ser usado nas versões física e digital.
Veja reportagem completa aqui.

Além das péssimas condições que fazem com que a viagem entre o estado do Acre e Rondônia dure muitas horas a mais do que deveria e o gasto com peças de veículos que quebram por causa do excesso de buracos, os motoristas que trafegam pela BR-364 ainda precisam conviver com mais um perigo.
Como os caminhões andam em baixíssima velocidade devido aos buracos, marginais se aproveitam da lentidão para tentarem assaltar os veículos.
Na semana passada, antes da BR ter o tráfego interrompido por conta de bueiro estourado entre Extrema e Vista Alegre do Abunã, o caminhoneiro Paulo Miranda passou por um susto. Em um trecho da rodovia federal, próximo ao Acre, Paulo teve uma pedra arremessada no vidro de seu caminhão por assaltantes que ficam à margem da pista.
Mesmo com a forte pedrada, que chegou a trincar o para-brisa de seu caminhão, Paulo acelerou e conseguiu fugir dos bandidos. “É mais um problema que precisamos conviver. Se pega, poderia ter me matado. A gente precisa virar a noite para conseguir descarregar em tempo. A estrada já é ruim e agora começou a ocorrer esses assaltos. Graças a Deus que eu consegui escapar dos bandidos”, afirma.
VEJA O VÍDEO:
-
SOLIDARIEDADE
Dono de autoescola no Acre doa CNH a jovem que vende jujuba em semáforo
-
Destaque 7
Justiça nega pedido para impedir construção de estrada que liga Manoel Urbano e Santa Rosa
-
Destaque 6
Bueiro cede na BR-364 e deixa o Acre isolado por terra
-
ASSISTA AO VÍDEO
Com problemas desde o nascimento, garoto João Paulo precisa de ajuda para ter casa própria
-
PROMOÇÃO
Passagens aéreas para Fortaleza por R$ 251 (ida e volta) na Semana do Consumidor
-
Destaque 4
Acusado de tráfico de mulheres no Acre é preso no Ceará por atuar ilegalmente como médico
-
Destaque 4
Justiça condena Hitalo Marinho a 31 anos de prisão pela morte de Adriana Paulichen
-
Acre
Ptolomeu: mensagens indicam propina de 12% em obras do governo