Menu

DNIT inicia ciclo anual de dragagem no Rio Madeira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou, neste mês, um novo ciclo de dragagem do Rio Madeira, considerado um dos principais eixos logísticos do norte do Brasil. O objetivo das obras é garantir a manutenção do canal de navegação com largura e profundidade adequados, inclusive durante o período de estiagem.


A previsão do Departamento é que seja dragado um volume de 1,3 milhão de metros cúbicos de sedimentos até o fim de junho. Os trabalhos devem ser executados nos segmentos de Cujubim, Curicacas, Papagaios, Miriti e Manicoré – pontos de dragagem definidos em planejamento executivo antes do início dos serviços, com base nas batimetrias mais recentes e diálogo com usuários da hidrovia.

Publicidade

Por meio do trabalho, o DNIT busca evitar a interrupção do transporte de cargas pelo rio durante o período da seca e garantir a utilização do transporte hidroviário, modo de transporte que além de mais econômico, é menos poluente e tem índice de acidentes menor.


O Rio Madeira é um dos principais eixos logísticos do norte do país e integra o Arco Norte. A região compreende os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Tocantins, e permite o escoamento de safras pelo rio Amazonas e seus afluentes da margem direita – que correm na direção sul-norte, dos cerrados do centro do país para a floresta Amazônica.


Pelo Rio Madeira é feito o escoamento de produção agrícola, principalmente soja e milho de Mato Grosso e Rondônia, e de insumos como combustíveis e fertilizantes, bem como alimentos e produtos produzidos na Zona Franca que partem de Manaus com destino a Porto Velho (RO) e Rio Branco.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido