Categories: Acre Notícias

Caso suspeito de sarampo em Assis Brasil aguardará contraprova

Por
Raimari Cardoso

A vacinação contra o sarampo está sendo intensificada em Assis Brasil, na fronteira do Acre com a Bolívia e o Peru, após um caso suspeito da doença ser registrado no município. Por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) pretende gerar um bloqueio imunológico. O público-alvo são as crianças de até 5 anos e trabalhadores da saúde.


“Estamos indo para Assis Brasil realizar uma ação nesta sexta-feira, com o objetivo de intensificar a cobertura vacinal. Identificamos um possível caso de sarampo, e por isso a Sesacre agiu rápido para realizar o bloqueio da doença”, destacou a coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles, em publicação feita pela estatal Agência de Notícias do Acre.


O caso foi notificado no último dia 2 de maio, sendo o paciente uma criança de 4 anos de idade. O material coletado foi inicialmente encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Rio Branco (Lacen) para primeira análise laboratorial. As amostras devem ser encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para nova testagem e contraprova.


A técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Renata Meirelles, diz que diante de uma suspeita de sarampo não se leva em consideração apenas a questão laboratorial, mas também a epidemiologia do caso, a vacinação e a clínica. Segundo ela, não há casos reportados de sarampo no Peru e no Brasil há apenas dois estados com casos confirmados – São Paulo e Amapá.


O caso em investigação apresentou sintomas como febre, exantema e coriza, sendo que a criança possui duas doses da vacina tríplice viral e não teve contato com casos suspeitos ou confirmados, não tendo sido relatado deslocamento para locais com surtos da doença.


“O município está recebendo o PNI estadual para uma ação de vacinação para público de 6 meses a 39 anos de idade. Todas as ações de bloqueio vacinal do contato com o caso suspeito foram realizadas”, enfatizou Renata Meirelles.


O Acre não registra, oficialmente, casos de sarampo desde o ano 2000. Desde então, casos suspeitos foram notificados em vários municípios do estado, mas sempre tendo sido descartados por critério laboratorial. Em 2018, um caso chegou a ser confirmado pelo Lacen, mas descartado posteriormente em novos testes feitos pela Fiocruz.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Acre 01

Catedral Nossa Senhora de Nazaré realizará missa na véspera de Natal em Rio Branco

A Catedral Nossa Senhora de Nazaré promove na noite desta terça-feira, 24, a tradicional missa…

24/12/2024
  • Pará
  • Região Norte

Chefe do tráfico no Pará é morto em tiroteio com a polícia no Rio de Janeiro

Um tiroteio entre policiais civis e traficantes deixou cinco mortos na manhã do último domingo…

24/12/2024
  • Extra Total 2

Shows de Cleber e Cauan animam Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia com apoio do deputado Eduardo Velloso

Os municípios de Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia viveram dois dias de muita música e…

24/12/2024
  • Charge

Dia de festa

24/12/2024
  • Nacional

Chester e Fiesta: descubra por que os frangos de Natal são maiores

Para quem não vai poder comprar um peru para a ceia de Natal deste ano,…

24/12/2024
  • Nacional

Mega da Virada: quanto rendem R$ 600 milhões na poupança, Tesouro Direto ou CDB

A Caixa Econômica Federal realiza na terça-feira (31) o sorteio da Mega da Virada, com…

24/12/2024