Delegados da Polícia Federal e o Superintendente dos Correios no Acre explicaram durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 5, detalhes da Operação “Rapina” para combater roubos à mão armada cometidos contra carteiros de Rio Branco.
Ao todo foram cumpridos seis mandados judiciais, sendo um mandado de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão, todos na cidade de Rio Branco/AC.
Durante as investigações, que iniciaram em abril de 2022, a Polícia Federal recebeu notícias de fato advindas dos correios, que narravam a prática de diversos crimes de roubo contra os seus colaboradores.
“Os assaltantes, mediante grave ameaça e violência, abordavam os carteiros e os obrigavam a seguir o grupo criminoso para outro local, onde os demais integrantes da organização se juntavam, com a finalidade de subtrair todas as encomendas do interior do carro dos correios”, disse Felipe Fachineli, delegado responsável pela Delegacia de Defesa Social e Institucional da PF.
O delegado confirmou que apenas uma pessoa foi presa, mas que novos desdobramentos devem acontecer. “Ainda não temos o número exato de pessoas envolvidas, mas é o que esperamos descobrir com as investigações dos materiais apreendidos”, disse Felipe.
Em relação às perdas dos clientes que tiveram suas mercadorias roubadas, o Superintendente dos Correios no Acre, Juliano Arnes, disse que as pessoas podem ficar tranquilas. “Nós já trabalhamos com os procedimentos de indenização, isso já é de praxe nos nossos procedimentos e informamos aos clientes o trâmite que deve ser dado”, disse.