Conecte-se agora

Importância do cooperativismo é tema de palestra na FIEAC

Evento realizado pelo Sindmineral e Federação das Indústrias teve como público-alvo empresários do setor de extração mineral

Publicado

em

São mais de três milhões de cooperativas espalhadas pelo mundo. O movimento é responsável pela geração de 280 milhões de empregos diretos. Existem mais de 1 bilhão de cooperados, o que representa 12% da humanidade. Esses foram alguns dos impressionantes números apresentados na noite de terça-feira, 3 de maio, pelo presidente do Sistema das Organizações de Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC), Valdemiro Rocha, em palestra proferida na sede da Federação das Indústrias do Estado.

Realizado pela FIEAC e pelo Sindicato da Indústria de Extração de Areia, Argila e Laterita do Estado do Acre (Sindmineral), o evento foi direcionado a empresários locais do setor de extração mineral. “O cooperativismo é um instrumento eficiente, eficaz e efetivo para redução de custos e otimização de resultados, tanto na compra de máquinas e equipamentos para áreas específicas, como na própria comercialização da produção. É algo que pode ser muito benéfico ao setor de extração mineral”, destacou Rocha.

 

A palestra, em formato de bate-papo, teve também a participação de Emerson Gomes, superintendente da OCB/AC. Segundo ele, são diversas viabilidades que o cooperativismo pode oferecer e disponibilizar para um crescimento organizativo. “Nosso cooperativismo tem um foco na coletividade e a força é a representação. Por isso, é fundamental trazermos esse conhecimento para o empresariado, pois, através dele, fica muito mais ágil o processo de produção. São critérios que o mundo inteiro está aderindo. Viemos sensibilizar os empresários quanto a isso, pois eles têm grande possibilidade de crescimento, com redução de custo se atuarem de forma coletiva”, frisou Gomes.

Para o presidente do Sindmineral, João Paulo Pereira, o cooperativismo é uma alternativa extraordinária para diversos segmentos. “Precisamos ter uma visão mais ampla sobre esse movimento que tem crescido consideravelmente no Brasil e no mundo. Por isso, trouxemos os representantes da OCB para dar um panorama geral e mostrar aos empresários do nosso setor que podemos trabalhar de forma mais assertiva, com redução de custos e otimização de recursos, se estivermos atuando coletivamente”, assinalou.

Também presente ao evento, o presidente da FIEAC, José Adriano, parabenizou a diretoria do Sindmineral por oportunizar aos empresários do setor tratar e discutir sobre um movimento que tem se mostrado altamente eficaz na apresentação de soluções para toda a sociedade. “O cooperativismo já comprovou que o fortalecimento de todos vem a partir da união. Não há outro caminho”, salientou. O evento foi prestigiado, ainda, pelo secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita.

Assessoria FIEAC

Acre

Após recesso parlamentar, Aleac retorna atividades nesta terça

Publicado

em

As sessões ordinárias, extraordinárias e solenes voltam a ser realizadas a partir do dia 2 de agosto, após um período de recesso parlamentar na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

As sessões e reuniões das comissões seguirão sendo realizadas todas as terças e quartas de forma presencial e, transmitidas pelo canal do YouTube. A atual legislatura tem sido destaque pelo número expressivo de trabalhos realizados em todo o Acre.

Mesmo durante o período de recesso parlamentar, os atendimentos à população seguiram sendo realizados durante toda a semana. A sessão ordinária de amanhã, terça-feira, terá início a partir das 10h.

Continuar lendo

Acre

Calixto alfineta Rosana por criticar governo por antecipar 13º

Publicado

em

O ex-deputado estadual Luiz Calixto, usou as redes sociais nesta segunda-feira, 1° de agosto, para tecer críticas ao posicionamento da candidata a deputada federal, ex-presidente do sindicato dos trabalhadores em educação, Rosana Nascimento, que defende o pagamento integral do 13° salário aos servidores de forma integral no fim do ano.

No entanto, Calixto alega que em decorrência da inflação, com o valor da metade do 13° recebido neste mês de julho, os servidores não poderiam comprar as mesmas coisas que comprariam no final do ano por uma razão muito simples e razão do aumento de preços. “Os preços aumentarão até dezembro enquanto o valor do 13º permanecerá o mesmo. Será que a candidata mora em algum país onde o povo não sente a carestia causada pela inflação?”, declarou.

O defensor do governo de Gladson Cameli lembrou a Rosana que a atual gestão assumiu débitos deixados pelos governos petistas. “A professora esquece de fazer a conta e de contar que o governador assumiu a gestão com 13º atrasado, e desde então paga os servidores em dia e ainda antecipa metade do 13º salário no meio do ano”.

Além disso, o funcionário público alegou que Rosana está sem plataformas políticas e utiliza de táticas populistas. “Na falta de plataforma política sólida, Rosana Nascimento não pode é tentar lesar o eleitorado com mero proselitismo em rede social”, encerrou.

Continuar lendo

Acre

Incêndio atinge área vegetação do Parque das Palmeiras

Publicado

em

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata na madrugada desta segunda-feira, 1°, na Rua Manaus, situada no bairro Parque das Palmeiras, em Rio Branco.

O fogo iniciou por volta de 01h e atingiu rapidamente uma grande área de vegetação, causando temor aos moradores, pois as chamas chegaram próximo à rede de fiação elétrica e de residências.

Guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram conter as chamas. Na região, nenhum morador soube informar como o incêndio iniciou.

Continuar lendo

Acre

Impasse deixa entrada da Expoacre sem cobrança da carteira de vacinação contra Covid-19

Publicado

em

Um suposto impasse ocorrido entre a secretaria estadual de saúde do Acre (Sesacre) e a segurança privada que faz a revista na entrada do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, deixou o acesso à ExpoAcre 2022 sem a cobrança da carteira de vacinação na segunda noite de evento neste domingo (31).

A movimentação neste domingo tem sido mais intensa de público em comparação ao primeiro dia no pós-cavalgada. Ao ac24horas, a segurança privada informou que não houve um consenso com a Sesacre sobre qual equipe faria a fiscalização da carteira de vacinação, por isso, está sendo realizada apenas o procedimento de revista na entrada da feira.

No local, não havia até às 22 horas nenhum representante da Sesacre fazendo a fiscalização da carteira de vacinação contra Covid-19.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!