Importância do cooperativismo é tema de palestra na FIEAC
Evento realizado pelo Sindmineral e Federação das Indústrias teve como público-alvo empresários do setor de extração mineral

São mais de três milhões de cooperativas espalhadas pelo mundo. O movimento é responsável pela geração de 280 milhões de empregos diretos. Existem mais de 1 bilhão de cooperados, o que representa 12% da humanidade. Esses foram alguns dos impressionantes números apresentados na noite de terça-feira, 3 de maio, pelo presidente do Sistema das Organizações de Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC), Valdemiro Rocha, em palestra proferida na sede da Federação das Indústrias do Estado.
Realizado pela FIEAC e pelo Sindicato da Indústria de Extração de Areia, Argila e Laterita do Estado do Acre (Sindmineral), o evento foi direcionado a empresários locais do setor de extração mineral. “O cooperativismo é um instrumento eficiente, eficaz e efetivo para redução de custos e otimização de resultados, tanto na compra de máquinas e equipamentos para áreas específicas, como na própria comercialização da produção. É algo que pode ser muito benéfico ao setor de extração mineral”, destacou Rocha.
A palestra, em formato de bate-papo, teve também a participação de Emerson Gomes, superintendente da OCB/AC. Segundo ele, são diversas viabilidades que o cooperativismo pode oferecer e disponibilizar para um crescimento organizativo. “Nosso cooperativismo tem um foco na coletividade e a força é a representação. Por isso, é fundamental trazermos esse conhecimento para o empresariado, pois, através dele, fica muito mais ágil o processo de produção. São critérios que o mundo inteiro está aderindo. Viemos sensibilizar os empresários quanto a isso, pois eles têm grande possibilidade de crescimento, com redução de custo se atuarem de forma coletiva”, frisou Gomes.
Para o presidente do Sindmineral, João Paulo Pereira, o cooperativismo é uma alternativa extraordinária para diversos segmentos. “Precisamos ter uma visão mais ampla sobre esse movimento que tem crescido consideravelmente no Brasil e no mundo. Por isso, trouxemos os representantes da OCB para dar um panorama geral e mostrar aos empresários do nosso setor que podemos trabalhar de forma mais assertiva, com redução de custos e otimização de recursos, se estivermos atuando coletivamente”, assinalou.
Também presente ao evento, o presidente da FIEAC, José Adriano, parabenizou a diretoria do Sindmineral por oportunizar aos empresários do setor tratar e discutir sobre um movimento que tem se mostrado altamente eficaz na apresentação de soluções para toda a sociedade. “O cooperativismo já comprovou que o fortalecimento de todos vem a partir da união. Não há outro caminho”, salientou. O evento foi prestigiado, ainda, pelo secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita.
Assessoria FIEAC

As sessões ordinárias, extraordinárias e solenes voltam a ser realizadas a partir do dia 2 de agosto, após um período de recesso parlamentar na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
As sessões e reuniões das comissões seguirão sendo realizadas todas as terças e quartas de forma presencial e, transmitidas pelo canal do YouTube. A atual legislatura tem sido destaque pelo número expressivo de trabalhos realizados em todo o Acre.
Mesmo durante o período de recesso parlamentar, os atendimentos à população seguiram sendo realizados durante toda a semana. A sessão ordinária de amanhã, terça-feira, terá início a partir das 10h.

O ex-deputado estadual Luiz Calixto, usou as redes sociais nesta segunda-feira, 1° de agosto, para tecer críticas ao posicionamento da candidata a deputada federal, ex-presidente do sindicato dos trabalhadores em educação, Rosana Nascimento, que defende o pagamento integral do 13° salário aos servidores de forma integral no fim do ano.
No entanto, Calixto alega que em decorrência da inflação, com o valor da metade do 13° recebido neste mês de julho, os servidores não poderiam comprar as mesmas coisas que comprariam no final do ano por uma razão muito simples e razão do aumento de preços. “Os preços aumentarão até dezembro enquanto o valor do 13º permanecerá o mesmo. Será que a candidata mora em algum país onde o povo não sente a carestia causada pela inflação?”, declarou.
O defensor do governo de Gladson Cameli lembrou a Rosana que a atual gestão assumiu débitos deixados pelos governos petistas. “A professora esquece de fazer a conta e de contar que o governador assumiu a gestão com 13º atrasado, e desde então paga os servidores em dia e ainda antecipa metade do 13º salário no meio do ano”.
Além disso, o funcionário público alegou que Rosana está sem plataformas políticas e utiliza de táticas populistas. “Na falta de plataforma política sólida, Rosana Nascimento não pode é tentar lesar o eleitorado com mero proselitismo em rede social”, encerrou.

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata na madrugada desta segunda-feira, 1°, na Rua Manaus, situada no bairro Parque das Palmeiras, em Rio Branco.
O fogo iniciou por volta de 01h e atingiu rapidamente uma grande área de vegetação, causando temor aos moradores, pois as chamas chegaram próximo à rede de fiação elétrica e de residências.
Guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram conter as chamas. Na região, nenhum morador soube informar como o incêndio iniciou.

Um suposto impasse ocorrido entre a secretaria estadual de saúde do Acre (Sesacre) e a segurança privada que faz a revista na entrada do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, deixou o acesso à ExpoAcre 2022 sem a cobrança da carteira de vacinação na segunda noite de evento neste domingo (31).
A movimentação neste domingo tem sido mais intensa de público em comparação ao primeiro dia no pós-cavalgada. Ao ac24horas, a segurança privada informou que não houve um consenso com a Sesacre sobre qual equipe faria a fiscalização da carteira de vacinação, por isso, está sendo realizada apenas o procedimento de revista na entrada da feira.
No local, não havia até às 22 horas nenhum representante da Sesacre fazendo a fiscalização da carteira de vacinação contra Covid-19.
-
TENSÃO NA RODOVIA
Obra próxima ao Parque de Exposição causa congestionamento e reclamações
-
QUEM ESTAVA ERRADO?
Motoristas envolvidos em acidente que matou 5 mulheres trocam acusações perante delegado
-
É GRAVE!
No Acre, criança autista é vítima de bullying em escola pública
-
TRAGÉDIA
Van envolvida em acidente que matou cinco mulheres atuava de forma clandestina
-
Destaque 4
Motorista de van envolvida em acidente na BR-317 é diretor na Cageacre e estaria fazendo “bico”
-
Destaque 4
Petrobras reduz preço da gasolina às distribuidoras e litro pode cair a R$5,83 no Acre
-
PROTESTO NA CAPITAL
Após prisão de motoboys, categoria faz movimento e fecha Avenida Ceará
-
Cotidiano
Garoto de 4 anos toca berrante e chama atenção na Cavalgada da ExpoAcre 2022