Menu

Maio terá eclipse lunar total visível no Acre; confira data e horário para acompanhar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para aqueles que gostam de observar o céu, em maio acontece o primeiro eclipse lunar total de dois que devem acontecer em 2022, e será visível em todo o Brasil.


O fenômeno também chamado de Lua de Sangue, ocorre perto do perigeu, fazendo com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média. Vai começar no final da noite do dia 15 e terá seu ápice na madrugada do dia 16.

Publicidade

Em Rio Branco, o eclipse lunar terá início às 20h32 pelo horário de Brasília, o ponto máximo começa às 23h11, e às 01h51 da madrugada do dia 16, chega ao fim.


“Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que a atinge, passa pela atmosfera da Terra. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explica a Nasa em seu site.


Neste mês também poderá ser visto a chuva de meteoros Eta Aquarídeos, que tem seu auge no dia 6. Com o céu limpo e em uma região de pouca iluminação artificial, é possível ver até 50 meteoros por hora.


Os fragmentos de corpos celeste que compõem o evento astronômico, são resquícios do cometa Halley, que pode ser visto em média, a cada 76 anos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido