Menu

Em abril, choveu 84,8% da média prevista para Rio Branco

Chuva no centro de Rio Branco - Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O último mês de abril teve média de chuva abaixo do esperado pela Defesa Civil Municipal na capital acreana. Conforme dados publicados pelo portal O Tempo Aqui, as chuvas totalizaram 161,3mm, ou seja, apenas 84,8% da média climatológica para o mês, que é de 190,3mm.

Já este mês de maio no Acre, é caracterizado pela incursão das primeiras ondas de frio mais intensas, provocando o típico fenômeno da friagem. Assim, as temperaturas diminuem, deixando as noites mais agradáveis. Com a intensificação da penetração de ar polar, a umidade relativa do ar e as chuvas também diminuem, dando início ao período mais seco do ano.

Anúncio

Em Rio Branco, a temperatura mínima média neste mês é 19ºC, porém, com a incursão de ar polar, os registros caem para menos de 15ºC. A chuva mais intensa, em 24 horas, registrada em maio, em Rio Branco, foi 87,0mm, no ano de 1974, no dia 22. Em Cruzeiro do Sul, o maior registro foi 98,4mm, no ano de 2001, no dia 13.

Neste mês de maio, a expectativa é que o Acre não sofra mudanças significativas. No entanto, as chuvas poderão ficar em torno de 20% abaixo da média, no leste e no sul do estado, e em torno de 10% abaixo da média, no vale do Juruá, tendo em vista o resfriamento das águas superficiais do oceano Atlântico Norte, origem destas chuvas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.