Foi assinada pela Secretaria Estadual de Saúde, Paulo Mariano, no último dia 3 de março e publicada na edição do Diário Oficial desta quinta-feira, 28, uma dispensa de licitação que contrata a empresa VIP Segurança Privada LTDA, no valor de mais de R$ 9 milhões para fornecer vigilância armada para garantia da segurança física das áreas internas e externas dos prédios administrativos e unidades hospitalares. O valor do contrato é de R$ 9.234.242,28.
A VIP é da família do Coronel Ulysses Araújo, que já foi comandante da PM e ocupa a diretoria operacional da Secretaria de Segurança Pública. Ulysses, que já foi candidato ao governo, vai disputar uma vaga na Câmara Federal. A empresa de segurança privada é administrada pela esposa de Ulysses, Dayanna Araújo.
Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE) esclareceu, por meio de uma nota assinada por Daniel Rocha, diretor administrativo, que a contratação por dispensa de licitação acontece porque o processo licitatório para a contratação encontra-se na Selic, em trâmite, após parecer técnico das propostas.
A Sesacre informa ainda que o período do contrato com a VIP é de apenas 180 dias ou até a formalização do contrato oriundo da licitação e diz que o valor da contratação está de acordo com os valores praticados pelo mercado em detrimento das unidades e quantitativos de postos, comprovado por meio das coletas de preços apresentadas no processo.