Menu

Petecão cobra implantação de gasoduto no Acre para baixar preço do gás e do combustível

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre enfrenta um problema grave relacionado ao aumento do preço do gás de cozinha. O produto, essencial para sobrevivência, disparou nos últimos meses, chegando a custar R$ 150 em cidades do interior do estado. Com a guerra na Ucrânia, o combustível também vem sofrendo aumentos desenfreados.

Preocupado com a situação, o coordenador da bancada federal do Acre, senador Sérgio Petecão, solicitou ao poder Executivo a implantação do gasoduto no estado. “O gasoduto é uma rede de tubulações que leva o gás natural das fontes produtoras até o destino consumidor. Com essa operação, é possível diminuir o valor do gás e, até mesmo, do combustível”, pontuou.

Anúncio

A implantação do gasoduto no Acre e em Rondônia foi uma promessa do presidente Jair Bolsonaro, que aguardava a aprovação de uma lei, que já está em vigor. Há algumas semanas, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou a abertura do mercado em Rondônia. Diante da informação, o senador Petecão oficializou o pedido também para abertura do mercado do Acre.

Para Petecão, a vinda de gasoduto para o Acre viabilizará a instalação de novas indústrias, contribuindo com a geração de emprego e de renda. “A nova Lei do Gás possibilitou abrir o mercado de gás natural em Rondônia, agora é a hora de aproveitar e abrir também do nosso Acre. A implantação será o incentivo para indústrias e a garantia de renda para famílias, que poderão contar com a botija de gás mais em conta, além de economizar no abastecimento de veículos”, concluiu o parlamentar.

Sancionada em abril do ano passado, a Lei do Gás (Lei 14.134/21) criou mecanismos para o chamado “novo mercado do gás”. A lei abre o segmento de exploração e suprimento de gás natural a empresas, acabando com o regime de concessão para a exploração do produto e criou novos critérios para o acesso à infraestrutura.

Com a nova legislação, empresas interessadas em explorar o gás natural precisaram apenas de uma autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Outro ponto positivo da lei é que diferentes empresas podem atuar em etapas diferentes da cadeia produtiva e distributiva do gás.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.