Categories: Cotidiano Notícias

Com registros recentes de difteria e coqueluche, Sesacre reforça importância da vacinação

Published by
Raimari Cardoso

Embora o índice ideal de imunização esteja em um patamar acima de 90%, as taxas gerais no Brasil têm ficado abaixo desse percentual desde 2012, chegando a 50,4% em 2016. Em 2021, a porcentagem foi de 60,7%, segundo informações do DATASUS do Ministério da Saúde. Esses números evidenciam que a adesão às vacinas vem caindo nos últimos dez anos.


Com essa queda, a população está ficando cada vez mais vulnerável a doenças que já estavam erradicadas no país, como o é o caso do sarampo. Neste ano, o estado de São Paulo já confirmou dois casos e tem outros sob investigação, situação que está servindo de alerta para as autoridades em todo território nacional.


No caso do Acre, a preocupação não é menor. Apesar de o estado estar comemorando ter ultrapassado a marca de 1,4 milhão de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19, a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) reconhece que a cobertura vacinal está abaixo dos níveis ideais.


A coordenadora do PNI estadual, Renata Quiles, disse nesta segunda-feira (25), que há um público muito grande precisando tomar a primeira dose da vacina e ainda aqueles que ainda não completaram o seu esquema vacinal, principalmente na faixa etária de 5 a 17 anos de idade.


“Precisamos buscar o conhecimento sobre a vacinação, tirar as dúvidas e esclarecer para que logo haja o convencimento da população de que as vacinas são seguras e que é por meio da vacinação que vamos vencer esse vírus”, disse a profissional.


Quiles também chamou a atenção para as outras doenças imunopreveníveis, que por conta dos baixos índices de cobertura vacinal estão voltando a ser ameaças para a população. Ela lembrou que nos últimos vinte dias, o Acre registrou casos de difteria e coqueluche.


“Estamos numa época em que as coberturas vacinais estão baixas e as doenças estão retornando, a exemplo tivemos, há quase vinte dias, por dois dias seguidos casos de difteria e coqueluche, doenças que acometem crianças levando-as a quadros graves respiratórios, o que é preocupante”, disse a coordenadora.


Renata ressaltou que a vacinação é um método preventivo muito barato e muito simples de ser administrado e que traz tantos benefícios. Ela pediu que as pessoas tirem dúvidas sobre a imunização e embasem melhor as pesquisas para se chegar à conclusão de que não há prevenção melhor que a vacinação.


“Cuidado, população acreana, as doenças estão voltando. Eu tenho certeza de que se vocês estudarem um pouquinho as doenças imunopreveníveis pela vacinação, não é um cenário que queremos para as nossas crianças. A poliomielite, o sarampo, a difteria, coqueluche, as meningites, são doenças perigosas que acometem as pessoas mais preciosas de nossas vidas, que são os nossos filhos. Então, não deixem de se vacinar”, pediu.


Outra opinião importante a respeito da importância da vacinação vem de São Paulo. De acordo com o Dr. Guilherme Furtado, infectologista do Hospital do Coração (Hcor), as vacinas continuam sendo a melhor maneira de prevenir as doenças virais que podem deixar sequelas e até causar mortes.


“O Programa Nacional de Imunização foi um grande avanço no controle das endemias no Brasil e não podemos retroceder. É muito importante que as pessoas sigam o calendário de vacinação. Recentemente, vimos o impacto no controle da pandemia de Covid-19”, ressaltou.


Em meio à circulação simultânea de vírus da Covid-19, sarampo e gripe, o especialista diz que os maiores de 12 anos não precisam cumprir intervalo entre os imunizantes e podem receber as doses no mesmo dia, desde que respeitadas as indicações para cada grupo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 70% da população contra Covid-19, 95% das crianças de 6 meses a 5 anos contra o sarampo e 90%,


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Motocicleta com três ocupantes colide em caminhonete no Juruá

Cinco acidentes de trânsito foram registrados em Cruzeiro do Sul nesse fim de semana, sendo…

20/05/2024

Atriz expõe truques de jogadores comprometidos para evitar evidências de flertes

A atriz espanhola Jedet, 31, expôs truques de jogadores de futebol para evitar evidências de…

20/05/2024

BNDES deve criar linha de crédito para perdas e danos climáticos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) precisa criar linhas de crédito especiais…

20/05/2024

Acreano que treina no Corinthians vira promessa da natação brasileira

Pedro Henrique da Silva, 15 anos, tem se tornado uma das principais promessas da natação…

20/05/2024

Cerca de 30 quilos de cocaína e maconha são apreendidos em Mâncio Lima

Dois homens identificados como ‘Zé Preto’ e ‘Guga’, foram presos nesta segunda-feira, 20, pela Polícia…

20/05/2024

Duarte destina mais de R$ 2 milhões em emendas para segurança pública do Acre

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) anunciou a destinação de mais de R$ 2 milhões…

20/05/2024