Menu

Sexteto que invadiu delegacia e linchou preso volta a ser julgado nesta segunda-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O fórum Juiz Álvaro de Brito Viana, de Capixaba, município cuja sede fica a 77 quilômetros da capital, na BR-317, será palco de um julgamento, que pelo número de réus deverá acabar somente no dia seguinte, a exemplo do que ocorreu no anterior, que foi anulado pela justiça e terminou depois de 19 horas.


A partir das 9h de hoje se sentarão no banco dos réus as seis pessoas acusadas de em 2018 terem invadido a Delegacia Geral de Polícia Civil da cidade e linchado o preso Élisson dos Santos, autor de um duplo latrocínio na zona rural. Eles foram julgados em 2020 e absolvidos, porém, o Ministério Público recorreu da sentença.

Publicidade

No dia 26 de setembro de 2018, Álisson dos Santos, que já era procurado pela polícia por diversos delitos, invadiu uma propriedade do Ramal Brasil/Bolívia para roubar, quando acabou matando a tiros e facadas o casal de idosos Francisco Oliveira, de 69 anos, e Sebastiana Mendes, de 58. Os crimes causaram revolta na região.


Depois de uma verdadeira caçada policial, o suspeito acabou preso e levado para a Delegacia Geral de Polícia de Capixaba. Mais tarde, diversas pessoas armadas de facas, terçados e porretes de madeira invadiram o prédio da delegacia, retiraram o preso e o lincharam em via pública, fazendo justiça pelas próprias mãos.


No decorrer das investigações, a Polícia Civil conseguiu identificar e indiciar Emerson de Lima Farias, Paulo Cordeiro de Morais, David da Silva, Henrique dos Santos Ribas, Roberto de França Lima e Cimar Barros de Oliveira. Denunciados por homicídio, foram julgados e absolvidos em outubro de 2020. O Ministério Público recorreu da decisão e o julgamento foi anulado.


Após 18 meses, eles voltam ao banco dos réus da Vara Única do Tribunal do Júri de Capixaba para mais uma vez enfrentar o Conselho de Sentença. Se prevalecer a vontade da opinião pública, dada à comoção causada pela morte do casal idoso, a possibilidade de nova absolvição é real.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido