Conecte-se agora

Sexteto que invadiu delegacia e linchou preso volta a ser julgado nesta segunda-feira

Publicado

em

O fórum Juiz Álvaro de Brito Viana, de Capixaba, município cuja sede fica a 77 quilômetros da capital, na BR-317, será palco de um julgamento, que pelo número de réus deverá acabar somente no dia seguinte, a exemplo do que ocorreu no anterior, que foi anulado pela justiça e terminou depois de 19 horas.

A partir das 9h de hoje se sentarão no banco dos réus as seis pessoas acusadas de em 2018 terem invadido a Delegacia Geral de Polícia Civil da cidade e linchado o preso Élisson dos Santos, autor de um duplo latrocínio na zona rural. Eles foram julgados em 2020 e absolvidos, porém, o Ministério Público recorreu da sentença.

No dia 26 de setembro de 2018, Álisson dos Santos, que já era procurado pela polícia por diversos delitos, invadiu uma propriedade do Ramal Brasil/Bolívia para roubar, quando acabou matando a tiros e facadas o casal de idosos Francisco Oliveira, de 69 anos, e Sebastiana Mendes, de 58. Os crimes causaram revolta na região.

Depois de uma verdadeira caçada policial, o suspeito acabou preso e levado para a Delegacia Geral de Polícia de Capixaba. Mais tarde, diversas pessoas armadas de facas, terçados e porretes de madeira invadiram o prédio da delegacia, retiraram o preso e o lincharam em via pública, fazendo justiça pelas próprias mãos.

No decorrer das investigações, a Polícia Civil conseguiu identificar e indiciar Emerson de Lima Farias, Paulo Cordeiro de Morais, David da Silva, Henrique dos Santos Ribas, Roberto de França Lima e Cimar Barros de Oliveira. Denunciados por homicídio, foram julgados e absolvidos em outubro de 2020. O Ministério Público recorreu da decisão e o julgamento foi anulado.

Após 18 meses, eles voltam ao banco dos réus da Vara Única do Tribunal do Júri de Capixaba para mais uma vez enfrentar o Conselho de Sentença. Se prevalecer a vontade da opinião pública, dada à comoção causada pela morte do casal idoso, a possibilidade de nova absolvição é real.

Cotidiano

Morre o radialista e professor Deusdeth Costa, em Rio Branco

Publicado

em

O município de Sena Madureira amanheceu de luto com a morte na madrugada desta quarta-feira, 17, do professor e um dos mais antigos radialistas de Sena Madureira, Deusdeth Menezes da Costa.

Aos 71 anos, o professor aposentado morreu vítima de insuficiência renal no Pronto-Socorro de Rio Branco e deixa a esposa, Nazaré Guedes, com quem era casado há quase 50 anos, e três filhos.

Deusdeth também era membro da Loja Maçônica do Acre.

Uma das filhas informou nas redes sociais que o velório será no Morada da Paz, a partir de 10h, e o sepultamento ainda nesta quarta-feira.

Continuar lendo

Cotidiano

Brasiléia abre campanha de vacinação antirrábica após caso de raiva humana em Cobija

Publicado

em

A saúde municipal de Brasiléia deu início nesta terça-feira (16) à campanha de vacinação antirrábica após a confirmação de um caso de raiva humana, em Cobija, departamento de Pando, Bolívia. O paciente, que não tem antecedentes de mordedura de cão ou gato, segundo o que foi divulgado até agora, está em coma.

O caso foi diagnosticado no último dia 11 de agosto, com confirmação por laboratório. A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio Secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia, emitiu um comunicado de risco epidemiológico na região de fronteira.

O Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesacre diz que em caso de suspeita de raiva, é preciso fazer a comunicação para acompanhamento e análise. Em caso de confirmação de infecção, a pessoa deve ir a uma unidade de saúde o mais rápido possível para o primeiro atendimento.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Sintomas

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta:

– mal-estar geral;

– pequeno aumento de temperatura;

– anorexia;

– cefaleia;

– náuseas;

– dor de garganta;

– entorpecimento;

– irritabilidade;

– inquietude;

– sensação de angústia.

Podem ainda ocorrer linfoadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

Continuar lendo

Cotidiano

Sine do Acre oferta 75 vagas de emprego nesta quarta-feira em Rio Branco

Publicado

em

O Sistema Nacional de Empregos do Acre (Sine), está disponibilizando 75 vagas de emprego para várias áreas em Rio Branco, nesta quarta-feira, 17.

As oportunidades de trabalho são rotativas, ou seja, são divulgadas para o dia, podendo ou não estar mais disponíveis para a data seguinte. O atendimento está sendo feito exclusivamente via telefone, mas presencialmente continua sendo na Organização em Centros de Atendimento (OCA).

Para se candidatar, é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado. Aqueles que precisam fazer o registro na instituição, devem ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão poderá verificar se a vaga ainda está disponível através dos telefones (68) 3224-5094 (68) 3224-1519, (68) 3223-6502 ou (68) 0800 647 8182.

Continuar lendo

Cotidiano

Previsão aponta tempo quente e ventilado com chances de chuvas pontuais nesta quarta

Publicado

em

O tempo quente, com sol e nuvens, predomina no Acre nesta quarta-feira, 17, mas pode chover em alguns pontos. Os termômetros marcam a máxima de 35°C na maioria dos municípios.

Em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia nublado tem probabilidade de chuvas rápidas e pontuais, com ventos que sopram entre fracos e calmos. O mesmo ocorrerá em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.