Menu

MPAC apresenta projeto de cuidado em saúde mental durante encontro da Corregedoria

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta quarta-feira, 20, a Corregedoria Nacional do Ministério Público realizou, em Brasília, o I Encontro Temático da Corregedoria Nacional: Inovações Estratégicas, que aconteceu no Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Entre os objetivos está o de promover maior integração, bem como o compartilhamento de boas práticas entre as Corregedorias dos ramos e unidades do MP.

O corregedor-geral do Ministério Público do Estado do Acre, Álvaro Luiz Araújo Pereira, participou do evento e foi convidado a fazer uma exposição sobre o projeto ‘Saúde Mental Importa- Orientações para o Bem-Estar Profissional”, lançado no início deste mês.

Anúncio

A iniciativa nasceu com a intenção de promover o bem-estar do corpo funcional do MPAC, contemplando suporte psicoterapêutico, ações educativas, debates sobre o tema, visitas presenciais, entre outras.

“Além do contexto de pandemia que causou grande impacto à saúde mental das pessoas, temos que considerar as cobranças próprias da atuação ministerial. Nós temos graves problemas sociais que dependem da intervenção do Ministério Público, pressão relacionada a prazos processuais, entre outras que afetam negativamente o ambiente de trabalho. Se quisermos ser produtivos para a sociedade, nós precisamos tratar esse tema com prioridade”, pontuou.

Corregedores-gerais presentes ao encontro manifestaram interesse em replicar a iniciativa em suas unidades ministeriais. Somente este mês, a Corregedoria do MPAC já realizou palestra sobre a síndrome de burnout, lançou um informativo quinzenal online motivacional e vai iniciar na próxima semana uma série de visitas institucionais. O corregedor-geral, acompanhado da equipe técnica, estará nos municípios de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

“Os problemas de saúde mental começam a se manifestar de forma silenciosa, por isso, muitas vezes demoramos a perceber. Acredito que o contato pessoal de forma mais constante com membros e servidores vai nos ajudar a ter esse olhar mais cuidadoso, mais atento. Além disso, apostamos na aproximação e no diálogo para construir relações respeitosas que contribuam para um ambiente de trabalho saudável no MPAC”, comentou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.