Menu

Indígenas do Acre terão leitos com rede e cardápio especial no PS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Pronto-Socorro (PS) de Rio Branco passa a ser uma das únicas unidades de saúde de urgência e emergência do país a oferecer leitos específicos para o atendimento da população indígena. O objetivo é garantir a equidade de direitos aos povos originários.

A enfermaria foi oficializada junto à implantação do Núcleo de Saúde Indígena dentro do PS de Rio Branco. Conforme publicado pela Agência de Notícias do Acre, a estrutura conta com dois leitos destinados aos pacientes indígenas. Além disso, serão instalados armadores de redes, para aproximar o quanto possível à realidade da aldeia. Também, uma parede será pintada para ambientar o espaço à cultura indígena, utilizando animais que simbolizam a espiritualidade dos povos.

Anúncio

Haverá ainda adaptação do cardápio, tendo em vista que os indígenas aldeados não têm o hábito de comer carne vermelha ou frango, o que interfere biológica e psicologicamente no tratamento.

A diretora do PS, Dora Vitorino, enfatizou a política de humanização no acolhimento da população indígena: “Além de humanizado, esse espaço, que é dentro do hospital, é pensado de forma que esse paciente se sinta no ambiente dele, pelo menos parecido. Por isso estamos adaptando”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.