Menu

Criança autista piora por falta de atendimento; governo diz que não consegue atender demanda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O pequeno Enzo Gabriel completou 3 anos no último mês de janeiro. Em julho do ano passado a criança foi diagnosticada com o transtorno do espectro autista (TEA). A partir daí começa uma luta da mãe de Enzo, Rizenda Oliveira, em busca de tratamento para o filho.

Após mais de 9 meses do diagnóstico, Enzo nunca fez nenhum tipo de terapia. Os locais onde Rizenda procurou apoio a resposta foi a mesma: não tem vaga.

Anúncio

A mãe conta que sofre ao ver o filho cada vez pior. Conta que Enzo tem ficado mais agressivo exatamente pela falta de tratamento.

“Eu volto para casa muito triste, a gente que é mãe sabe como tá o nosso filho. Ele tá ficando violento, eu não sei mais oque fazer. Meu filho começou a falar bem mas eu acho que por falta das terapias ele tá piorando aí ele fala, a gente não entende, ele se irrita e chora muito meu filho, é de doer o coração”, diz a mãe emocionada.

Entre os atendimentos que Enzo precisa estão fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Nossa reportagem procurou o Centro Especializado de Reabilitação (CER), onde a mãe de Enzo já foi atrás de atendimento e não conseguiu.

Sóron Angélica Steiner, Gerente de assistência à saúde do CER é sincera. A unidade não consegue atender toda a demanda. “Para modalidade de atendimento intelectual que é o caso que essa criança se encaixa nós somos a única referência estadual. De fato, existe uma sobrecarga, uma lista de espera bastante considerável”, afirma Sóron.

Um problema que agrava ainda mais a lista de espera é que esse tipo de paciente dificilmente tem alta, ou seja, são pacientes que precisam desse acompanhamento a vida inteira. “São situações em que há tratamento, mas não há cura. São inúmeros diagnósticos sendo emitidos todos os dias e a estrutura de saúde não acompanha porque a demanda é muito alta”, afirma.

Apesar da fila de espera, o pequeno Enzo vai ser avaliado nos próximos dias pela equipe multidisciplinar do CER.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.