Menu

Túmulos no Memorial dos Autonomista sofrem infiltração e historiadora cobra Gladson

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um caso que vem ocorrendo pela primeira vez em muitos anos fez com que a historiadora e professora aposentada da Universidade Federal do Acre (Ufac), e Drª em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Maria José Bezerra, levasse a público um verdadeiro aguaceiro que se formou em torno dos túmulos do ex-senador e governador do Acre – Território, Guiomard Santos e de sua esposa, Lydia Hammes Guiomard Santos.


Os túmulos localizados no Memorial dos Autonomistas foram construídos como forma de homenagem, mas estão sofrendo deterioração devido a uma suposta infiltração. De acordo com Membro Emérita da Academia Acreana de Letras, quando a obra foi inaugurada, não havia nenhum tipo de infiltração, nem mesmo muitos anos depois. “Numa fase mais recente é que este fato ocorre”, disse.

Publicidade

Em contato com a coordenação do Memorial, a historiadora recebeu a explicação de que o fato se deve à existência de um córrego abaixo do piso. “Por que só recentemente tem ocorrido este fato?”, questionou Maria José Bezerra.


Bezerra pediu que o governador Gladson Cameli procurasse solucionar o problema, uma vez que o Memorial dos Autonomistas é um monumento, e monumento é documento para a posteridade, alusivo às lutas dos acreanos pelo sagrado e democrático direito de administrar as terras do Acre.


“As obras do mineiro apaixonado pelo Acre, Guiomard Santos, foram e são essenciais ainda hoje. E o seu desejo expresso em documento era de que os seus restos mortais fossem enterrados no Acre, terra a qual uniu o seu destino”. A professora reforçou que, além de se tratar de um espaço ser de visitações públicas e realizações de eventos culturais, a água estagnada, acumulada por muitos dias, contribui para a dengue. “Solicito o apoio de todos os acreanos que se orgulham dos seus ícones históricos”, concluiu.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido