Categories: Cotidiano Notícias

Ação com duas mortes em Brasiléia teve ajuda da polícia boliviana

Published by
Raimari Cardoso

Mesmo sem números oficiais, é possível se afirmar que a presença da força-tarefa da Segurança Pública acreana em Brasiléia e Epitaciolândia nos últimos 20 dias é a maior já feita na região até o momento no combate ao crime organizado que impôs ao núcleo urbano que se soma à vizinha Cobija, no lado boliviano, um clima de medo e insegurança.


A mobilização das forças que compõem o Sistema de Segurança Pública do Acre (Sisp) aconteceu na virada de março para abril, quando a escalada de violência na região já resultava em cerca de 10 assassinatos consumados com características de execução e outros tantos tentados. A situação se agravava diante da negativa da Secretaria de Segurança quanto a uma guerra de facções.


Posteriormente à medida de reforçar a segurança na fronteira e afirmar ações parecidas em outros pontos do estado, o secretário de Segurança Pública do Acre, o coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, admitiu que há ações de organizações criminosas em vários pontos do estado e afirmou que seu posicionamento foi mal interpretado em reportagens jornalísticas sobre o assunto.


Pelo sim, pelo não, um aparato policial envolvendo tanto um trabalho de repressão quanto de inteligência foi enviado pela cúpula da segurança no estado para o local onde o noticiado retorno do confronto entre grupos criminosos se manifestou mais sangrento, exatamente na fronteira acreana, onde a fiscalização no trânsito entre Brasil e Bolívia é desde sempre negligenciada.


O ponto alto da operação mobilizada na região para conter o avanço da violência e tentar frear a onda de homicídios que passaram a ocorrer em uma sequência talvez nunca vista nos dois municípios acreanos se deu neste sábado (16), quando o trabalho de inteligência localizou três suspeitos de envolvimento nos últimos episódios de matança em Brasiléia e Epitaciolândia.


Encurralados por um cerco que contou com o empenho de vários grupos especiais da Polícia Militar, além do 5º Batalhão de Brasiléia, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do Ciopaer, e ainda com o suporte de autoridades policiais de Cobija, os suspeitos entraram em confronto com as forças e dois morreram.


Os dois suspeitos mortos neste sábado foram identificados como Raimundo Castro de Oliveira e Sérgio Manoel Gadelha da Silva, ambos de idade inicialmente não informada. O terceiro envolvido conseguiu se evadir da casa onde foram localizados pelo serviço de inteligência antes da chegada da polícia. Os que ficaram, receberam os policiais a tiros.


Segundo as investigações que estão em andamento, os dois mortos estavam envolvidos diretamente nas mortes que vêm sendo registradas desde o mês de fevereiro passado. Horas depois da ação, o tenente-coronel Sandro Oliveira, da PM, afirmou que a resposta dos policiais que resultou nas mortes dos suspeitos foi proporcional e ocorreu dentro dos limites da legalidade.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Joia marca nos acréscimos, e Palmeiras tem virada heroica sobre o Del Valle

O Palmeiras conquistou uma virada histórica contra o Independiente del Valle por 3 a 2 noite de…

24/04/2024

Com gols brasileiros, Flamengo é derrotado pelo Bolívar na altitude de La Paz

Com uma escalação diferente e alternativa, o Flamengo foi derrotado pelo Bolívar, em La Paz,…

24/04/2024

Quem é Isabel Veloso, influencer de 17 anos que precisou provar que está com câncer

Isabel Veloso, influencer de 17 anos, com 2,5 milhões de seguidores no Instagram, se casou na última…

24/04/2024

Athletico resolve no 1º tempo, vence Danubio e é líder na Sul-Americana

O Athletico venceu o Danubio por 1 a 0 nesta quarta (24) na Copa Sul-Americana.…

24/04/2024

Botafogo vence Universitario e vê luz na Libertadores mesmo na lanterna

O Botafogo voltou do intervalo inspirado e venceu o Univesitario-PER por 3 a 1 no…

24/04/2024

Idosos do Lar dos Vicentinos recebem novo RG, CPF e certidão de nascimento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realizou nesta quarta-feira (24), uma ação…

24/04/2024