Menu

Católicos celebram a Sexta-Feira da Paixão; procissão é cancelada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Sexta-Feira Santa é o dia em que os católicos relembram a morte de Jesus Cristo. É considerado o dia mais triste da Semana Santa, já que representa a data em que o salvador deu a vida por toda a humanidade. Nesta sexta-feira, 15, como já é tradição, a população católica compareceu em grande número à Catedral Nossa Senhora de Nazaré e nas demais paróquias da capital acreana para demonstrar que a tradição está mais viva do que nunca. Este ano, marca a volta das celebrações presenciais após dois anos com a realização da missão sem público por causa da Covid-19.

“Eu respeito a Semana Santa desde criança. Para mim é uma tradição que começa desde o Domingo de Ramos. Adorar é o senhor é um privilégio muito grande e esses dias grandes são muito importantes para nós católicos”, afirma Iracema Barbosa.

Anúncio

A Sexta-Feira da Paixão por ser o dia que marca a morte de cristo é considerada pelas pessoas a data em que é necessário uma maior reflexão do ato de amor de Jesus Cristo em dar sua própria vida em troca do perdão pelo pecado das pessoas. O dia, de acordo com a tradição, é de sacrifícios, como jejuar, não comer carne vermelha e de frango, dando preferência ao peixe, não matar qualquer animal, mesmo que seja para alimentação e até não realizar trabalho braçal, por exemplo, são algumas das práticas que não devem ser exercidas durante o dia.

Sônia Maria, 49 anos, que chegou cedo na Catedral para a missão desta sexta, disse ao ac24horas porque acha importante manter a tradição. “A gente se aproxima mais de Deus. Nos dias normais a gente quase não vem à igreja, mas na Semana Santa é uma ótima oportunidade para buscarmos mais a Deus. Manter a tradição de estar em comunhão com Deus é muito bom”, explica.

O ponto alto da celebração na Sexta-Feira da Paixão é a procissão de encontro com Cristo Morto que, quando realizada, reúne anualmente milhares de pessoas pelas ruas de Rio Branco. Apesar da diminuição dos casos de Covid-19, a Diocese de Rio Branco decidiu não realizar o evento este ano.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.