Menu

Católicos celebram a Sexta-Feira da Paixão; procissão é cancelada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Sexta-Feira Santa é o dia em que os católicos relembram a morte de Jesus Cristo. É considerado o dia mais triste da Semana Santa, já que representa a data em que o salvador deu a vida por toda a humanidade. Nesta sexta-feira, 15, como já é tradição, a população católica compareceu em grande número à Catedral Nossa Senhora de Nazaré e nas demais paróquias da capital acreana para demonstrar que a tradição está mais viva do que nunca. Este ano, marca a volta das celebrações presenciais após dois anos com a realização da missão sem público por causa da Covid-19.


“Eu respeito a Semana Santa desde criança. Para mim é uma tradição que começa desde o Domingo de Ramos. Adorar é o senhor é um privilégio muito grande e esses dias grandes são muito importantes para nós católicos”, afirma Iracema Barbosa.


Anúncio


A Sexta-Feira da Paixão por ser o dia que marca a morte de cristo é considerada pelas pessoas a data em que é necessário uma maior reflexão do ato de amor de Jesus Cristo em dar sua própria vida em troca do perdão pelo pecado das pessoas. O dia, de acordo com a tradição, é de sacrifícios, como jejuar, não comer carne vermelha e de frango, dando preferência ao peixe, não matar qualquer animal, mesmo que seja para alimentação e até não realizar trabalho braçal, por exemplo, são algumas das práticas que não devem ser exercidas durante o dia.



Sônia Maria, 49 anos, que chegou cedo na Catedral para a missão desta sexta, disse ao ac24horas porque acha importante manter a tradição. “A gente se aproxima mais de Deus. Nos dias normais a gente quase não vem à igreja, mas na Semana Santa é uma ótima oportunidade para buscarmos mais a Deus. Manter a tradição de estar em comunhão com Deus é muito bom”, explica.


O ponto alto da celebração na Sexta-Feira da Paixão é a procissão de encontro com Cristo Morto que, quando realizada, reúne anualmente milhares de pessoas pelas ruas de Rio Branco. Apesar da diminuição dos casos de Covid-19, a Diocese de Rio Branco decidiu não realizar o evento este ano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido