Menu

MPAC encerra edição especial do MP na Comunidade com homenagens a instituições parceiras

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na noite desta quarta-feira, 13, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promoveu uma solenidade no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, que marcou o encerramento do programa MP na Comunidade- Edição Flutuante em municípios isolados da Região do Juruá, onde foram realizados mais de 20 mil atendimentos. A iniciativa é coordenada pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira Lima.

A ação é fruto de uma cooperação firmada com a Marinha do Brasil, tendo ainda, o apoio do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Incra, que levou atendimentos nas áreas de saúde, orientação jurídica, emissão de documentos, entre outros, ofertados por meio do Navio Hospital Doutor Montenegro, do 9º Distrito Naval.

Anúncio

O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento participou da cerimônia e entregou uma placa de agradecimento ao comandante do Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, capitão de corveta Raphael Siqueira da Silva. As demais instituições também foram homenageadas.

“Agradeço a todos que nos ajudaram nessa grande missão de levar cidadania e um pouco de esperança às comunidades tradicionais do nosso estado. É muito difícil realizar as funções constitucionais do Ministério Público nas localidades mais distantes do Acre. São muitos os desafios e para superá-los é necessário o comprometimento de todos. Eu diria que não há possibilidade de promover uma ação como essa que não seja com parcerias, esforço e compromisso”, disse.

A solenidade contou com a presença de autoridades locais, promotores de Justiça que atuam no Juruá, contando ainda com a participação do coral do Conservatório Musical do Juruá, um projeto do MPAC em Cruzeiro do Sul conduzido pelo promotor Iverson Bueno, que acompanhou os atendimentos. “Nós atuamos em várias situações, o que demanda muito mais do que seria atribuição do promotor de Justiça”, ressaltou.

Para o comandante do Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, os resultados alcançados demostram que o MP na Comunidade é uma iniciativa necessária. “Nessa missão pudemos conhecer melhor o trabalho do Ministério Público, que muitas vezes nós não entendemos, e vimos que é uma atuação complexa e abrangente, assim como é o nosso trabalho também. Foi muito gratificante para a Marinha estar presente nessa ação”, acrescentou.

O Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro foi construído em 1997, sob encomenda pelo Governo do Estado do Acre, e cedido à Marinha do Brasil um ano depois para atender comunidades ribeirinhas isoladas da Amazônia.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.