Categories: Juruá Notícias

Mâncio Lima certifica 40 profissionais para atuarem na educação inclusiva

Published by
Assessoria

A prefeitura de Mâncio Lima certificou, nesta quarta-feira , 13, quarenta cursistas em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS e formação continuada em Educação Especial. A formação, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio do Nucleio de Apoio Pedagógico à Inclusão – NAPI , foi iniciada em julho de 2021 e voltada para profissionais da educação , pais e alunos especiais das redes municipal e estadual de ensino.


O prefeito Isaac Lima exaltou a equipe multidisciplinar das escolas das zonas urbana e rural compostas por fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, intérprete, professor de libras e nutricionista, para atender a demanda geral das escolas com foco na educação especial. Citou o aumento na oferta de vagas para alunos especiais na rede municipal e disse que é necessário avançar com a inclusão.



“Acolher essa clientela é pensar educação inclusiva, é inserir essas crianças e jovens no mercado de trabalho e possibilitar chegarem a uma universidade. Avançamos muito, mas, precisamos fazer mais e para que a inclusão se concretize é fundamental o conhecimento em LIBRAS, que é Língua Brasileira de Sinais”, enfatizou.


O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Eriton Maia, destaca que a SEMEC adequa as escolas de maneira a garantir que os serviços sejam ofertados conforme as necessidades dos alunos desde os espaços de ensino à formação dos profissionais que estarão no dia a dia na sala de aula. Explica que a Educação Inclusiva significa uma diversidade de alunos com diferentes origens, habilidades e necessidades, aprendendo lado a lado, na mesma sala de aula. “Valorização das diferenças, respeitando as faixas etárias, de modo a criar um ambiente educacional que priorize o respeito, aceitação e a solidariedade entre os educandos. Dessa forma, estudantes com ou sem deficiências podem interagir entre si, participar das aulas e cada um contribuir de forma única para o enriquecimento do aprendizado de todos” .


Educação inclusiva

Educação inclusiva é um processo que busca colocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência. Para que a inclusão se concretize é fundamental o conhecimento em LIBRAS, que é Língua Brasileira de Sinais.


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Criança de 3 anos morre ao ser atropelada na manhã desta segunda (27) no Calafate

João Guilherme da Silva Freitas, de apenas 3 anos, foi vítima de atropelamento e morreu…

27/05/2024

Juiz de Direito Alesson Braz sofre infarto e é internado em Rio Branco

O juiz Alesson Santos Braz, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria…

27/05/2024

Prefeitura quer R$ 59 milhões para investimento no “Asfalta Rio Branco”

A prefeitura da capital acreana enviou um Projeto de Lei Complementar (PLC) que "dispõe sobre…

27/05/2024

Angélica anuncia programa para homens: ‘Temas megaimportantes’

Angélica está com mais uma novidade no currículo, o “Angélica: 50 e Uns”. Anunciado nesta…

27/05/2024

MC Daniel diz que é o Roberto Carlos da nova geração e internautas detonam: ‘Coitado’

No domingo, 26, o MC Daniel foi um dos artistas que participaram do Futebol Solidário…

27/05/2024

PF desativa mina clandestina e apreende R$ 6 milhões em maquinários no Pará

A operação "12º Elemento" da Polícia Federal desativou uma mina clandestina de manganês dentro de…

27/05/2024