Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mâncio Lima certifica 40 profissionais para atuarem na educação inclusiva

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Mâncio Lima certificou, nesta quarta-feira , 13, quarenta cursistas em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS e formação continuada em Educação Especial. A formação, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio do Nucleio de Apoio Pedagógico à Inclusão – NAPI , foi iniciada em julho de 2021 e voltada para profissionais da educação , pais e alunos especiais das redes municipal e estadual de ensino.


O prefeito Isaac Lima exaltou a equipe multidisciplinar das escolas das zonas urbana e rural compostas por fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, intérprete, professor de libras e nutricionista, para atender a demanda geral das escolas com foco na educação especial. Citou o aumento na oferta de vagas para alunos especiais na rede municipal e disse que é necessário avançar com a inclusão.


Anúncio


“Acolher essa clientela é pensar educação inclusiva, é inserir essas crianças e jovens no mercado de trabalho e possibilitar chegarem a uma universidade. Avançamos muito, mas, precisamos fazer mais e para que a inclusão se concretize é fundamental o conhecimento em LIBRAS, que é Língua Brasileira de Sinais”, enfatizou.


O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Eriton Maia, destaca que a SEMEC adequa as escolas de maneira a garantir que os serviços sejam ofertados conforme as necessidades dos alunos desde os espaços de ensino à formação dos profissionais que estarão no dia a dia na sala de aula. Explica que a Educação Inclusiva significa uma diversidade de alunos com diferentes origens, habilidades e necessidades, aprendendo lado a lado, na mesma sala de aula. “Valorização das diferenças, respeitando as faixas etárias, de modo a criar um ambiente educacional que priorize o respeito, aceitação e a solidariedade entre os educandos. Dessa forma, estudantes com ou sem deficiências podem interagir entre si, participar das aulas e cada um contribuir de forma única para o enriquecimento do aprendizado de todos” .


Educação inclusiva

Educação inclusiva é um processo que busca colocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência. Para que a inclusão se concretize é fundamental o conhecimento em LIBRAS, que é Língua Brasileira de Sinais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido