A Catedral Nossa Senhora de Nazaré em Rio Branco recebeu na noite desta quinta-feira, 14, fiéis para o início da celebração da Semana Santa. Durante três dias a tradição católica realiza a programação que relembra a morte e a ressurreição de Cristo.
A primeira das três celebrações é marcada por um dos momentos especiais para o catolicismo que é quando durante a última ceia, Jesus Cristo lava os pés de seus 12 apóstolos como exemplo de humildade.
“Para a igreja católica hoje é uma noite memorável por estarmos iniciando tríduo pascal que é como chamamos os três dias grandes da Semana Santa'”, explica o padre Emanoel Costa.
O padre lembrou da representatividade de humildade que tem a Missa do Lava-Pés. ” Jesus levou o amor de Deus ao limite máximo na sua vida. A missa lembra que que esse mandamento do amor é para nós, para que consigamos em sociedade viver em harmonia”, explica.
Por conta do fim da pandemia as celebrações da Semana Santa voltam a acontecer de forma presencial. Mesmo assim, a Igreja Católica do Acre decidiu que as celebrações que costumam reunir multidões como o Alvorecer da Ressurreição e a Procissão da Sexta-Feira da Paixão não irão acontecer este ano ainda por conta da Covid-19.