A prefeitura de Mâncio Lima deu início nesta terça-feira, 12, à Feira do Peixe e Agricultura Familiar acontece tradicionalmente na Semana Santa, e que se estende até quinta-feira, 14, na Praça São Sebastião. Peixes tradicionais da região como o piau, tambaqui, matrinxã e pirapitinga são alguns dos pescados disponíveis.
Além do pescado, os produtores rurais e piscicultores comercializam frutas, verduras e produtos regionais derivados do peixe e da agricultura familiar. A noite, a partir das 19 horas há vendas de comidas típicas e shows culturais.
Por causa da pandemia de Covid-19, a Feira estava suspenda desde 2019. E este ano segundo o prefeito Isaac Lima, a expectativa é comercializar 10 toneladas de peixes e movimentar cerca de R$ 180 mil.
“A piscicultura de Mâncio Lima tem se fortalecido muito nos últimos anos e nossos produtores estão comercializando peixe, tanto na feira, quanto em outros mercados da região do Juruá. A realização deste evento representa muito para nossa economia, estamos com a expectativa de vender mais de 10 toneladas de pescados, além dos produtos hortifrutíferos da agricultura familiar. Já é tradição na semana santa”, destacou.
O piscicultor Valtemir Dantas espera vender toda sua produção e lucrar com a feira. “Esse é um momento impar em nossa cidade onde a prefeitura cria esta oportunidade de o produtor trazer seus produtos para serem comercializados para melhorar a renda da família e contribuir com a economia da nossa cidade. Trouxe bastante peixe e espero vender tudo nesses três dias, um produto de qualidade e com um preço excelente”, ressaltou
O ponto alto da abertura do evento foi uma homenagem prestada ao produtor rural e piscicultor Orlando Rocha. Filho de pais agricultores Orlando dedicou toda sua vida à agricultura familiar e a pesca. A esposa dele professora Ângela Nary recebeu das mãos do prefeito o troféu em homenagem aos préstimos de seu esposo para o município de Mâncio Lima.
A IV Feira do Peixe de Mâncio Lima inovou este ano e mais de 20 artistas locais estão inscritos para o FECAM – Festival da Canção Manciolimense. O evento está dividido em duas fazes, eliminatória, que acontece já nesta terça-feira, 12, e a final, marcada para quinta-feira 14. Dia 13, quarta-feira, é a vez das Igrejas Evangélicas e Católica celebrarem a fé.
Artesãos locais também têm espaço para exporem e comercializarem seus produtos.
O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) protocolou um requerimento na última segunda-feira (25) solicitando uma…
A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre decidiu negar a apelação apresentada…
A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “planejou, atuou e teve…
Cabos de aço estão sendo instalados durante as obras de recuperação estrutural da Passarela Joaquim…
Andressa Urach teve uma noite desagradável ao participar de uma festa na segunda (25). A…
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de investigação da Delegacia de…