Menu

Indígenas protestam em Rio Branco contra lei que libera a exploração de terras

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um grupo de indígenas participam durante toda esta segunda-feira, 11, de uma mobilização contra a chamada “agenda anti-indígena” composta pelo julgamento do Marco Temporal e por projetos de lei que liberam a exploração de terras, o licenciamento ambiental e o uso de agrotóxicos.


O evento chamado de Acampamento Terra Livre no Acre – 2022, acontece até a quarta-feira, 13, com uma programação de diversas palestras, mesas e apresentações culturais.

Publicidade

Hoje, iniciou às 9h na Universidade Federal do Acre (Ufac), passou pela Funai, no Ministério Público Federal e seguirão para o Palácio do Governo onde irão montar acampamento.


A iniciativa também acontece paralelamente em Brasília, com marcha desfavorável as medidas que dificultam a demarcação de terras e facilitam a mineração e o garimpo.



Segundo Nedina Yawanawa, coordenadora da Organização de Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia, essa mobilização é um repúdio a todos os projetos que estão ameaçando os direitos já garantidos na constituição, principalmente pela pressa do governo em aprovar leis que vem desmatando e explorando as terras indígenas.


“Estamos aqui para mostrar para a sociedade acreana e brasileira que temos o direito de manter as nossas vidas nos lugares que sempre foram nossos, de usar nossas terras com respeito, em  conexão com os seres da Natureza. Nosso sentimento é de tristeza e de muita preocupação”, disse.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido