Menu

Pesquisar
Close this search box.

Longe de decidir no primeiro turno

O FATO da oposição ter três candidatos que já passaram pelo teste das urnas com sucesso, com votações expressivas para os cargos disputados, como o senador Sérgio Petecão (PSD), deputado Jenilson Leite (PSB), deputada federal Mara Rocha (MDB), indica no sentido de que a eleição para governador será decidida no segundo turno. Teremos ainda pela oposição as candidaturas de David Hall (AGIR) e Nilson Euclides (PSOL). 


A não ser que aconteça algum ponto fora da curva, o governador Gladson Cameli estará no segundo turno. Resta saber apenas quem será o seu adversário. Mas isso é um assunto para os eleitores decidirem ao longo da campanha, que deverá ser mais interessante e acirrada que a última campanha governamental de 2018.


PEDRA NÃO MEXIDA


A GRANDE pedra que estava no tabuleiro eleitoral do senador Márcio Bittar (União Brasil), e com a qual pretendia usar como chave para abrir todas as portas para o seu projeto político, não foi mexida. Falhou seu plano de assumir um ministério na equipe de Bolsonaro.


SERIA O DONO DA BOLA


CASO o Márcio Bittar conseguisse ser o ministro da pasta da infraestrutura, como mirava, ficaria com mais espaço de manobra financeira para eleger seus candidatos, que o próprio governador Gladson Cameli.


MDB LARGA DIA 15


O MDB fecha no dia 15 do corrente, uma pesquisa nos principais municípios do estado, para governador e senador. Dois candidatos disputam a indicação para o governo, o vereador Emerson Jarude (MDB) e a deputada federal Mara Rocha (MDB). A pesquisa definirá o nome.


FORA DO CENÁRIO


ESTÁ FORA do cenário uma união dos candidatos a governador pela oposição, no primeiro turno. Mas, num eventual segundo turno, a aliança entre todos é certa.


QUE BICHO VAI DAR


VAMOS ver que bicho vai dar essa aliança nacional entre União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania, em torno de uma candidatura própria à presidência. Isso tende a melar o plano do União ser o palanque do presidente Bolsonaro, no estado. A aliança, se fechada, virá de cima para baixo.


NÃO SABEM ONDE ESTÃO SE METENDO


OS EMPRESÁRIOS Fernando Zamora e Jorge Moura não sabem nem em que estão se metendo, em planejar disputar o Governo e o Senado. Quando passarem a ser abordados pelos eleitores para pagar conta de luz, pedido para comprar gás, caixa d’água, dinheiro para bancar cabos-eleitorais, ajuda para adquirir sacolões, vão saber o que realmente é fazer política no estado. Na eleição, a ideologia vai para a lata do lixo. Esse é o Acre real.


NÃO FICA NO CANTO


O GRUPO da deputada federal Vanda Milani (PROS) avaliou mal ao querer testar o governador Gladson. Tem aquele jeito de bonachão, mas não fica no canto do ringue, e para isso usa a caneta. Já deu vários exemplos.


ABAIXO DA EXPECTATIVA


OS PRÓPRIOS integrantes do PP avaliam que a chapa para deputado federal ficou abaixo da expectativa projetada, que era ser a mais forte da campanha. Perdeu feio em poderia para as chapas do União Brasil e REPUBLICANOS.


VOTO EVANGÉLICO


OS QUE DEFENDEM a candidatura de Mailza Gomes (PP) ao Senado, jogam com dois argumentos básicos: eleição majoritária se decide em campanha; e os evangélicos representam no estado a 52% do eleitorado, exatamente onde fica o seu nicho político.


VAI CAIR NO COLO


O DEPUTADO Jenilson Leite (PSB) está correto em não correr atrás do PT. Sabe que, o Jorge Viana (PT) saindo  candidato ao Senado; o caminho petista natural será o de apoiar a sua candidatura a governador. Porque ambos estão no mesmo campo político.


GANHA A DEMOCRACIA


PELO que se tem escutado de dirigentes partidários, teremos nessa campanha seis institutos de pesquisas fazendo avaliações das candidaturas a governador e senador. É muito bom, porque amplia a consulta popular. Nas campanhas passadas se ficou adstrito às pesquisas de dois institutos regionais e ao IBOPE.


MDB COMEMOROU


O MDB comemorou o governador Gladson ter cortado os cargos de confiança do grupo da deputada federal Vanda Milani (PROS). É que, ela teria prometido ser a vice na chapa do MDB, e desapareceu sem dar uma explicação.


VOLTANDO PARA A POLÍTICA


QUEM voltou para a política é o ex-vereador Juracy Nogueira. Disputará uma vaga de deputado estadual pelo PATRIOTAS. É um nome com bom potencial eleitoral.


QUER CHEGAR COM CARTAS


O DEPUTADO federal Alan Rick (União Brasil), um de nossos melhores parlamentares federais, tem se movimentado para solidificar a sua candidatura de senador. Sabe que, sem estar bem nas pesquisas, não terá cartas para ir para a mesa do jogo com o governador.


O VERÃO VAI DIZER


O PRÓXIMO verão vai dizer se o prefeito Tião Bocalom será ou não um bom cabo-eleitoral, para os candidatos que apoiar. Terá a oportunidade de reverter com obras nos bairros periféricos, a atual alta impopularidade.


FICOU EM TRÊS


COM a deputada federal Vanda Milani (PROS) fora do jogo; a deputada federal Jéssica Sales sendo candidata pelo MDB, ficaram apenas três candidatos do grupo palaciano, aspirando disputar ser o nome ao Senado na chapa do governador; o Alan Rick (União Brasil), Márcia Bittar (PL) e Mailza Gomes (PP).


PARA FECHAR O CICLO


PARA encerrar com chave de ouro uma carreira de quem já foi prefeito, senador, governador, deputado federal, o Flaviano Melo vai disputar a sua última eleição, buscando mais um mandato na Câmara Federal. É o decano da política acreana com mandato, que vem dos tempos do velho MDB. 


FRASE MARCANTE


“Na juventude deve-se acumular o saber, na velhice fazer uso dele”. Sêneca.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.