Menu

Escolas de Rio Branco apresentam problemas na infraestrutura e na segurança, diz MP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Educação de Rio Branco, obteve na Justiça sentenças e decisões de concessão de tutela provisória de urgência em Ação Civil Pública (ACP) para obrigar o Estado do Acre e o Município de Rio Branco a observarem os requisitos mínimos necessários de funcionamento e sanar irregularidades no tocante à oferta de serviços públicos de educação em quatro escolas localizadas no município de Rio Branco.

Nas ações assinadas pelo promotor de Justiça Ricardo Coelho de Carvalho, o MPAC aponta irregularidades identificadas nas unidades de ensino infantil: Francisca Aragão Silva, Jorge Félix Lavocat e José Anacleto Gomes; e na escola estadual Elias Mansour Simão Filho. As inadequações constatadas afetam a oferta de ensino de qualidade, resultando em risco à saúde e à segurança dos alunos e funcionários.

Anúncio

Com base em relatórios de inspeção e informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária Municipal, analista em educação, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC foi constatado que as escolas apresentam problemas em suas infraestruturas físicas decorrentes de não observância das normas sanitárias e de segurança.

Diante das irregularidades expostas, a Justiça atendeu o pedido do MPAC e determinou a adoção de medidas, no prazo de 30 dias, para evitar o risco de acidentes e prejuízos à saúde e à segurança dos usuários e funcionários das escolas supramencionadas, com apresentação de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e alvará sanitário emitido pela Vigilância Sanitária.

A Justiça também determinou, no prazo de 120 dias, a adoção de todas as providências que garantam a regularidade dos serviços de educação prestados pelas escolas, além da adequação às exigências das resoluções dos conselhos estadual e municipal de educação sobre o credenciamento, recredenciamento, reconhecimento de cursos e autorização, dentre outras normas aplicáveis.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.