Menu

“Chefões do Agro” criticam Florestania, cogitam candidatura e defendem menos fiscalizações

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante almoço em um restaurante de Rio Branco nesta quinta-feira, 7, os partidos PRTB, PMN e PSC, lançaram uma carta de intenção endereçada à população acreana com os princípios que devem nortear uma possível pré-candidatura do grupo ao Palácio Rio Branco nas eleições deste ano.

Tendo como líderes representantes do agronegócio, as propostas são muito parecidas com as que ajudaram a eleger Jair Bolsonaro, presidente do Brasil. A aliança no Acre tem como diretrizes a defesa da livre iniciativa, os valores cristãos e o Liberalismo como forma de retirar as pessoas da miséria. O grupo faz fortes críticas ao modelo econômico adotado pelo PT durante os 20 anos em que governou o Acre. “O Brasil é o celeiro do mundo. Defendemos o agronegócio em oposição a malfadada Florestania que nos legou miséria e atraso”, diz a carta.

Anúncio

Apesar da candidatura, pelo menos ao governo, ser certa, o candidato ainda não foi decidido. Os favoritos são o pecuarista Fernando Zamora e o também pecuarista e conhecido como um dos maiores plantadores de milho e soja do Acre, Jorge Moura.

“A chapa ainda não está formada, temos alguns nomes que serão colocados em discussão. Nos consideramos de direita, liberais e conservadores e somos um grupo preocupado com o futuro do Acre e posteriormente vamos formar uma chapa para concorrer ao governo do estado”, afirmou Fernando Zamora.

O pecuarista disse que o Acre tem vocação para o agronegócio. “Como em 10 anos deixamos de ser importador de carne para ser exportador, precisamos também fazer isso com o arroz, feijão, a soja e o algodão, por exemplo”, explica.

Jorge Moura também usou o microfone para falar aos convidados do almoço e mesmo sem citar diretamente, fez questão de lembrar a operação do Idaf e do MAPA em sua fazenda com a presença de homens do Exército em junho do ano passado. “Está na hora de todos nós que nos omitimos a vida inteira fazer alguma coisa. Nós trabalhamos, pagamos imposto honestamente, chega um fiscal nas nossas fazendo com Exército, Polícia Federal como se fossemos bandido. Estou caminhando para 80 anos e nunca vi um fiscal ser agredido em nenhuma propriedade. Precisamos mudar essas leis que são muito duras com a gente”, disse Moura.

Aliança também tem ex-locutor do Formigão e até Friale, o mago do tempo, como pré-candidato

Não são apenas representantes do agronegócio que formam a Aliança Acreana. Pelo PMN, o dirigente é Lira Xapuri, que ficou conhecido por ser locutor do Formigão durante muitos anos e já ter disputado várias eleições sem sucesso.

Quem também é pré-candidato à deputado estadual é Davi Friale, o mago do tempo, como é conhecido no Acre. Friale disse que tem como prioridade a geração de emprego. “Vamos promover o estado por meio da agropecuária para que o povo tenha emprego e melhor qualidade de vida”, disse Friale.

Fotos de Sérgio Vale/ac24horas

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.