Chamados feitos por moradores de Senador Guiomard ao Centro de Operações Policiais Militares (Copom) na noite desta terça-feira (5) indicam que houve confronto na cidade entre membros do Comando Vermelho (CV) e do Primeiro Comando da Capital (PCC).
O primeiro registro foi feito um pouco depois das 21 horas, com o relato de tiros sendo disparados na rua das Acácias, Loteamento Jardim, no bairro Quinari. O solicitante informava que havia tiroteio na sua vizinhança e que temia por sua segurança.
O segundo chamado aconteceu por volta da meia-noite, quando o informante disse que ouviu cerca de seis disparos de arma de fogo nas imediações de uma creche em construção, no bairro Chico Paulo I – rua Tocantins.
Um vídeo que foi publicado na internet, mostra membros do Comando Vermelho fazendo pichações em paredes que tinham marcação do PCC. “Quinari é tudo dois. Quem não avermelhar é bala. PCC é bala”, diz a voz por trás do vídeo.
Ainda na terça-feira, um trabalho conjunto das polícias Civil, Militar e Penal no município de Senador Guiomard resultou em várias prisões de suspeitos de serem membros de facções criminosas rivais e na apreensão de armamento e munições.
Foram duas ações realizadas nesta terça-feira (5), uma à tarde e outra à noite. Na primeira foram apreendidas cinco armas e na segunda mais uma. Seis maiores foram presos e três menores apreendidos, todos pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
O Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre está mobilizado para a prevenção e o combate à atuação de facções criminosas que, depois de um suposto período de trégua, voltaram a se enfrentar em várias cidades do estado.
A pior situação ocorre nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, onde já ocorreram, entre meados de março e o começo de abril nada menos que 10 assassinatos atribuídos à guerra retomada entre grupos que atuam tanto no lado brasileiro quanto no boliviano.