Menu

Ministro Alexandre de Moraes prorroga por mais 90 dias inquérito das milícias digitais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 90 dias o inquérito que apura a existência de milícias digitais que atentam contra a democracia.

O inquérito foi aberto como uma continuidade da investigação sobre os atos antidemocráticos. Esta é a terceira prorrogação do inquérito, aberto no STF em julho de 2021. As outras prorrogações foram em janeiro de 2022 e outubro de 2021.

Anúncio

“Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 (noventa) dias, a partir do encerramento do prazo final anterior (6 de abril de 2022), o presente inquérito”, decidiu Moraes nesta quarta-feira (6).

O inquérito tem como alvo uma série de pessoas públicas que, por meio das redes sociais, se organizam para atacar as instituições democráticas. Um dos alvos, por exemplo, é o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Outros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) também são alvo das investigações, como o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB).

Em fevereiro deste ano, a Polícia Federal passou a investigar a relação do presidente Bolsonaro com milícias digitais.

O ministro Alexandre de Moraes autorizou o compartilhamento de provas de vazamento de Bolsonaro de uma investigação sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no inquérito das milícias digitais.

O pedido foi feito pela delegada federal Denisse Ribeiro. Para o ministro, a demanda é válida porque pode haver semelhanças entre os grupos investigados nos dois processos.

A CNN procurou o Palácio do Planalto para comentar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.