Menu

Vice é como casamento, quem escolhe a noiva é o noivo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

NOTA-SE uma disputa acirrada nos bastidores políticos, para ser ungido o candidato a vice-governador na chapa do governador Gladson Cameli. Se existe um espaço importante numa chapa governamental é a de vice. Essa é uma escolha que tem de ser pessoal, de alguém que seja da intimidade, da extrema confiança do candidato, que tenha a sua lealdade já provada, pois, se aceitar a imposição política de parlamentar ou de partido para ser agradável, poderá dormir com o inimigo por quatro anos, se ganhar a disputa. E não tem nem como se divorciar. 


Essa história de que esse ou aquele político pode trazer apoios como vice é da maior balela, porque o eleitor não vota no vice, ele vota na empatia que tiver com o candidato a governador. Mas, se o candidato escolher o vice errado, vai viver um inferno astral enquanto estiver no poder. 


O vice não ajuda eleger, mas pode ajudar a derrotar. O que um governante tem que selecionar é um vice que lhe seja leal, que não atrapalhe, não importa que não tenha cacife político. Um vice que reconheça o seu papel de substituto eventual, é o ideal. 


Na política, o vice é como casamento, quem escolhe a noiva com quem vai casar é o noivo. Ou o governador Gladson Cameli segue esse roteiro, ou poderá se lamentar, sem ter como consertar o erro, se conseguir se reeleger. 


NUNCA TEVE PROBLEMA


O PT nunca teve problema com seus vices nos governos, porque eram escolhidos pelo candidato. Foi assim com a Nazaré Araújo e com o César Messias.


CARTA AOS ACREANOS


O ex-senador Jorge Viana (PT) deverá soltar na primeira semana após o dia 2, uma “Carta aos Acreanos”, em que defenderá a unidade (mesmo que no segundo turno) para derrotar o atual governo. Mas não deve ainda vir definindo se ele sairá para governador ou a senador.


VOLTA DECISIVA


ANTES de revelar a que será candidato, Jorge vai percorrer os municípios do Juruá, e na volta anuncia.


NAU DOS ENGANADOS


OS CANDIDATOS novos ou que vão trocar de partido, têm cinco dias para refletir. Estão oferecendo fortunas por filiações, sem ter a mercadoria na prateleira. Depois que assinarem a ficha, não terão mais como escapar da versão política do Conto do Paco. Desconfiem de esmola grande.


FESTA DO ARROMBA


QUEM ainda acreditava de que a candidatura do senador Sérgio Petecão (PSD) teria um recuo, depois do ato de apresentação de suas chapas para deputado, no sábado, na Tenda Amarela, pela grande presença popular, deixou de ter essa dúvida. Foi uma festa do arromba.


VIDA INTELIGENTE NA POLÍTICA


QUANDO alguém qualificado entra na política como candidato, registro com louvor. Precisamos de vida inteligente na política. É o caso do advogado Romano Gouvea, que deve ser candidato a deputado estadual, por partido ainda a ser definido. E não vem com as mãos abanando, mas com um projeto de criação de uma associação de assistência aos condenados, que pugna pela recuperação e reintegração dos condenados a penas restritivas de liberdade. Entra com chance de ser eleito.


MOSTROU FORÇA


QUEM mostrou força política, reunindo em ato, centenas de seguidores da sua candidatura, foi o ex-deputado Heitor Junior, que será candidato à ALEAC pelo PSD.


CHAPA PODEROSA


COMENTO, o que conheço. A chapa de candidatos a deputado estadual do PSD, é uma das mais fortes desta campanha. Anote: pode eleger três deputados. São 25 nomes com equilíbrio em votos, não tem um Zé Mané.


 CADA DIA MAIS CLARO


POR tudo o que está ocorrendo nesta pré-campanha, a cada dia fica mais claro que, a eleição para governador, deverá ser decidida no segundo turno. Os fatos dão indicação de ninguém vencer já no primeiro turno.


NÃO É NO MANO A MANO


A eleição, não é no mano a mano, em que a decisão acontece num primeiro turno. O Gladson Cameli tem um nicho considerável de votos; o Petecão se agiganta numa campanha. A Mara Rocha (MDB) também tem votos, agora ancorada num grande partido, o MDB; o deputado Jenilson Leite (PSB) vai estar nos dois dígitos de votos, por isso falece a tese de que a eleição se encontra decidida. E, ainda tem o PT, que poderá vir com candidato próprio. Não tem candidato figurativo disputando o governo.


DIFERENTE DE 2018


A ELEIÇÃO deste ano difere da eleição de 2018, quando eram todos contra o PT, numa unidade da oposição. Este bloco se esfacelou em várias candidaturas ao governo.


BARRACO NANICO


O CLIMA continua quente entre os ex-aliados David Hall e Leandro Costa, com troca de acusações pesadas, depois que a dobradinha de ambos para o Governo e o Senado foi rompida. Nada de anormal, a política não é estática.


ABRA O OLHO


O DEPUTADO Luiz Gonzaga (PSDB) abra os olhos, há um claro boicote à sua candidatura a deputado federal por parte de dirigentes do PP no Juruá. Pense, antes da filiação.


RECLAMAÇÃO COM SENTIDO


FALANDO no PP, um deles revelou ontem uma bronca pelo fato do partido estar no poder e não ter conseguido amarrar a chapa mais forte de federal da campanha; enquanto o senador Márcio Bittar, sem caneta, formou chapas competitivas no União Brasil e no REPUBLICANOS.


ESTARIA FORA


DEPENDESSE da vereadora Michelle Melo, o PDT, seu partido, estaria numa aliança de oposição ao governo.


BEM AVALIADO


AINDA em relação à vereadora Michelle Melo (PDT), o seu nome é bem avaliado, e tem tapete vermelho no PT.


NÃO DARÁ JOGO


OS fatos mostram que não haverá jogo para o senador Sérgio Petecão (PSD), o deputado Jenilson Leite (PSB), a deputada federal Mara Rocha (MDB), o Jorge Viana (PT), estarem no mesmo palanque no primeiro turno. No segundo turno, a aliança é quase que certa.


OUTRO NOME


NA RELAÇÃO sobre as candidaturas da chapa do União Brasil, faltou relacionar o Pedro Valério, como um dos candidatos a deputado federal. Fica feito o registro.


TIME DO JURUÁ


NOMES de candidatos no Juruá, para deputado estadual: Isaac Piyãko (PSD), Clodoaldo Rodrigues (REPUBLICANOS), Kássio Araújo (PSD), Cida do Mercantil (Solidariedade), Maria Gleiciane (PSD), Nicolau Junior (PP), Maria Antonia (PP), e poderá ter ainda o Zezinho Barbary. Para Federal tem o Luiz Gonzaga (PP), Keiliane Cordeiro (Republicanos), Clerton Sousa (PSD); Antonia Sales (MDB), e ainda Ralph Fernandes, que não definiu por qual partido disputará. E, para o Senado, a deputada federal Jéssica Sales (MDB). O time do Juruá vem forte nesta eleição.


FRASE MARCANTE


“É triste falhar na vida; porém mais triste ainda é não tentar vencer.” Franklin Roosevelt.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.