Um seringueiro nunca perde a majestade. Lidar com a extração do látex das seringueiras – uma das árvores rainhas da Floresta Amazônica – requer sabedoria e o acreano José Rodrigues de Araújo, de 49 anos, soube muito bem como usar a sua. Após uma vida inteira sobrevivendo do que a natureza oferece, resolveu inovar: fabricar produtos cuja matéria-prima já era bastante íntima de sua família, que nasceu e se criou na floresta.
Atualmente residente em Epitaciolândia, na Comunidade Nova Esperança, interior do estado, e chega a fabricar mais de 400 peças por mês. Se tornou um dos artesãos mais conhecidos do estado e zela pela relação sustentável com a natureza.
Trabalha com o látex desde os 10 anos de idade. Hoje, seu grupo familiar une os conhecimentos tradicionais com a técnica Folha Semi-Artefato (FSA) para produzir sapatos de borracha, que são vendidas para todo o Brasil e no exterior.⠀
Hoje conhecido como ‘Doutor da Borracha’, José tem orgulho de se reconhecer como seringueiro, designer de acessórios e artesão. É ele quem cria as peças que já chegaram até numa feira de exposições na Itália e que lhe deram o Prêmio Chico Mendes de Florestania, que valoriza o trabalho de desenvolvimento sustentável da região e a proteção às florestas do Acre.
José começou a fazer extração de látex em seringais localizados no município de Assis Brasil, no extremo Acre. Lá, seguiu os passos do avô e seu deu pai, desenvolvendo respeito pela floresta que lhe dava o sustento. “Na fase adulta, em 2004, fiz um curso do Laboratório de Tecnologia Química (Lateq), oferecido pelo polo da Universidade de Brasília, onde aprendi a técnica de trabalhar com a borracha, chamada Folha Semiartefato (FSA)”, explica.
Os produtos são feitos a mão com o látex – seiva da seringueira – sem cola química e sem costura. Tudo ecológico e sustentável. Há 16 anos, José vive do artesanato, um meio de trabalho que encontrou para manter o sustento da família. O primeiro calçado produzido por ele foi um sapatinho ao seu filho que tinha apenas 3 anos na época.
Mais de uma década depois, já possui um verdadeiro arsenal de formatos, cores, modelos e produtos, femininos, masculinos e unissex. “Faço sapatos e acessórios para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ou seja, alcanço todos os públicos”, diz o profissional. O empreendedor não possui loja física, apenas um ateliê onde armazena os produtos.
Para ele, o mais difícil mesmo em meio ao processo de trabalho é conseguir a matéria-prima (látex). “Com o desmatamento contínuo da Amazônia e com a pandemia, está ficando muito mais difícil pra conseguir o látex para vender os produtos”. Ainda assim, se diz otimista. “Esse foi um dom que Deus me deu. Também já trabalhei como agricultor antes de me tornar artesão e hoje me dedico a criar sapatos, colares, pulseiras, bolsas, tudo 100% oriundo da borracha, um serviço totalmente artesanal”.
Antes da pandemia do novo coronavírus, José chegou a empregar até 9 pessoas em sua empresa. Hoje, por conta dos problemas econômicos ocasionados pela doença na região, trabalha apenas com o apoio da família. “A gente recebe bastante indicação dos clientes para outras pessoas, principalmente porque nossos produtos, como os sapatos, passam muito conforto”.
O apelido de ‘Doutor da Borracha’ veio há alguns anos, durante a Feira Panamazônica, onde José participava e protagonizou uma reportagem, ouvindo pela primeira vez o apelido carinhoso. “Daí, ficou até hoje e para sempre”, brinca. Atualmente, também consegue divulgar seu trabalho por meio das redes sociais, onde perfis de empresas de fora do estado também revendem seus produtos.
O processo de fabricação dos produtos não é simples, uma vez que se trata de materiais naturais, mas é baseado no uso de coagulantes especiais (que dispensavam rodar a seiva na fumaça). A aceitação do público para com os produtos do Doutor da Borracha foi imediata, tanto pelos clientes acreanos quanto os de fora, que o incentivam a continuar com a produção.
Agora, ele espera que a cada dia possa expandir e assim colaborar na preservação do meio ambiente. “Pretendo crescer muito na minha empresa e assim ajudar mais famílias”.
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…